sexta-feira, 27 de maio de 2011

sugestão de filme

Aqui vai a dica de um filme antigo, mas extremamente pontual, relacionado com nossa aula do dia 26/05, em que abordamos a sociedade mineradora. Zéze Mota no papel de Chica da Silva.
Falando da opulência dessa sociedade, percemos também a enorme pobreza como marca dessa mesma sociedade. São as contradições da história... Por isso resolvi colocar aqui um trechinho da historiadora Laura de Mello e Souza, que analisou essa realidade:
" A economia mineira apresentava baixos n´veis de renda divididos de maneira menos desigual o que no caso do açúcar. mas se a sociedade mineira foi das mais abertas da colônia, essa abertura teria se dado por baixo, pela falta - quase ausência - do grande capital e por seu baixo poder de concentração. Daí o número de pequenos empreendedores, daí o mercado maior constituído pelo avultado número de homens livres - homens estes, entretanto, de baixo poder aquisitivo e pequena dimensão econômica.
Em suma, a constituição 'democrática' da sociedade mineira poderia se reduzir numa expressão: um maior número de pessoas dividiam a pobreza."