segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EXERCíCIOS I GUERRA MUNDIAL

I GUERRA MUNDIAL


01)(UFSJ 06) A Belle Époque, como a visão de mundo da burguesia européia da virada dos séculos XIX e XX, caracterizou-se
a) pela desconfiança em relação ao progresso material e ao Liberalismo, porque o crescimento da produção e as inovações científicas perdiam-se no caos do livre mercado, causando a concentração de renda e a exclusão dos pobres na Europa e na periferia.
b) pelo desencanto com o progresso, devido à percepção do impacto ecológico da expansão do capitalismo monopolista e das novas invenções como as ferrovias, a indústria química e os navios a vapor e ao horror pela destruição das culturas não européias.
c) pela crença no progresso resultante da prosperidade econômica e inovações científicas como a eletricidade, a locomotiva, o telégrafo, o cinema etc., e na superioridade racial e cultural branca e européia sobre os povos da periferia do capitalismo.
d) pela confiança no progresso, devido à convicção de que o Estado disciplinaria o crescimento econômico e a inovação científica controlando os prejuízos ecológicos e o consumismo de maquinismos inúteis e promoveria a interação com as culturas não européias.

02)(FGV 07) O contexto europeu do final do século XIX e início do XX relaciona-se à eclosão da Primeira Guerra Mundial porque
a) a Primeira Revolução Industrial desencadeou uma disputa, entre os países europeus, por fontes de carvão e ferro e por consumidores dos excedentes europeus.
b) a unificação da Itália rompeu o equilíbrio europeu, pois fez emergir uma nova potência industrial, rival da Grã-Bretanha e do Império Austríaco.
c) o revanchismo alemão, devido à derrota na Guerra Franco-Prussiana, fez a Alemanha desenvolver uma política militarista e expansionista.
d) a difusão do socialismo, principalmente nos Bálcãs, acirrou os movimentos emancipacionistas na área, então sob domínio do Império Turco.
e) a corrida imperialista, com o estabelecimento de colônias e áreas de influência na África e na Ásia, aumentou as rivalidades entre os países europeus.

03)(MACK 05) “Foi durante a Primeira Guerra Mundial que floresceu e se divulgou com maior intensidade a música negra nos EUA: o jazz e o blues. (...) Houve uma verdadeira busca de ritmos e sons diferentes, emocionantes, como os africanos e latino-americanos”. (Eric J. Hobsbawm)
A busca de novos estilos e tendências artísticas, nos EUA e na Europa, após o fim da Primeira Guerra, refletia
a) a euforia pela conquista da vitória pelos participantes da Tríplice Aliança, após a entrada dos EUA no conflito, em 1917. Isso contagiou o mundo ocidental de otimismo.
b) a busca de um novo sentido para a vida, uma forma inovadora de compreender o mundo do pós-guerra, de uma Europa destruída materialmente, dependente economicamente dos EUA e arrasada pelo elevado índice de mortos.
c) o apoio financeiro e material norte-americano, fundamental para a vitória da Entente e seus aliados, que, sob a forma de agradecimento, passaram a não mais rejeitar, a arte produzida nos EUA.
d) graças ao seu poder criador e à eterna busca do homem pela novidade, ele foi capaz de superar os prejuízos resultantes da guerra e, por meio de um novo ritmo, recuperar o antigo prestígio econômico europeu.
e) uma atitude condescendente por parte da Europa, berço cultural da humanidade, em reconhecimento ao grande número de baixas sofridas pelo exército norte-americano durante a guerra.

04)(UNESP Julho 08) “A vitória da Inglaterra, da França e dos Estados Unidos na primeira guerra tinha o caráter de consagração da democracia e de triunfo definitivo do liberalismo sobre as tramas reacionárias do Congresso de Viena. A guerra também agudizou os conflitos entre diversos grupos e segmentos sociais e nacionais; além disso, ela agravou as desigualdades sociais, privilegiando alguns em detrimento de muitos”.  (Luis César Rodrigues, A primeira guerra mundial. Adaptado.)
Segundo o autor, a primeira guerra
a) politicamente, destruiu as frágeis estruturas dos Estados liberais e fortaleceu os Estados reacionários e, socialmente, garantiu direitos para a imensa maioria.
b) significou a vitória dos Estados liberais, a destruição das estruturas políticas herdadas do Congresso de Viena e o aprofundamento dos conflitos sociais.
c) trouxe instabilidade política entre os Estados absolutistas vitoriosos e os Estados liberais derrotados e estabilidade social para as diferentes classes sociais.
d) garantiu a estabilidade política e econômica na Europa com a vitória das forças reacionárias, porém, gerou crescentes tensões sociais.
e) preservou as estruturas políticas nascidas a partir do Congresso de Viena, enfraqueceu os Estados liberais e neutralizou os conflitos sociais.

05)(UFV 09) Com relação à I Guerra Mundial, NÃO representa uma de suas conseqüências:
a) o fim da hegemonia econômica européia sobre o mundo, superada pelo crescimento do capitalismo norte americano.
b) o incremento na industrialização de países latino-americanos, diminuindo a dependência das importações de produtos industriais.
c) a reestruturação das forças políticas européias, com o enfraquecimento da Alemanha, penalizada com as medidas do Tratado de Versalhes.
d) a falência da Organização das Nações Unidas, que não conseguiu impedir o aparecimento de regimes nazi-fascistas na Europa.

06)(IBMEC 09) Podemos relacionar o trecho os exilados que exportaram a cultura de Weimar para todo o Mundo com: “Quando pensamos em Weimar [na República de Weimar], pensamos em modernismo em arte, literatura e pensamento; pensamos em rebelião, dos filhos com os pais, dos dadaístas contra a arte, berlinenses contra os musculosos filisteus, libertinos contra moralistas retrógrados; pensamos em “A Opera dos três vinténs”, “O Gabinete do Dr. Caligari”, “A Montanha Mágica”, Bauhaus, Marlene Dietrich. E pensamos, acima de tudo, nos exilados que exportaram a cultura de Weimar para todo o Mundo.”  (Peter Gay. A cultura de Weimar. Paz e Terra.)
a) o final da Grande Guerra, em 1918, quando a Alemanha, obrigada a assinar O Tratado de Versalhes, caiu numa forte crise política e econômica.
b) a quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929, que afetou a Alemanha, em melhores condições econômicas nesse momento, e levou-a ao colapso.
c) o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, quando a Alemanha e a Áustria-Hungria declararam guerra à Rússia e à França.
d) a ascensão do nazismo, em 1933, que trouxe consigo a suspensão dos direitos civis e a gradativa marginalização dos judeus.
e) ao início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, quando a Alemanha realizou a Blitzkrieg (guerra-relâmpago) sobre a Polônia, anunciando o desejo de um império alemão.

07)(UNESP 11)
A peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.   (Fonte – obra de Marcel Duchamp, fotografada por Alfred Stieglitz.)
A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,
a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
b) a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.
c) o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.
d) a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.
e) o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.

REVOLUÇÃO RUSSA
01)(UNIMONTES 09) O governo provisório foi deposto, a maioria dos membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática e imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês camponeses dos bens da Igreja, dos grandes proprietários e da Coroa. Ele estabelecerá o controle operário sobre a produção, garantirá a convocação da Assembléia Constituinte para a data marcada.   (FERRO, Marc. A revolução russa de 1917. S. Paulo: Perspectiva, 1974, p. 126.)
Com base no texto e nos seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que
a) o texto trata do ensaio revolucionário ocorrido em 1905, que teve início com o episódio conhecido como “domingo sangrento”.
b) o documento revela a intolerância russa em relação a outras nacionalidades, após a derrubada do governo czarista.
c) o Congresso dos sovietes de operários, soldados e camponeses, que proclamou o documento acima, colocou em prática a tese “Todo poder aos sovietes”.
d) o documento revela as contradições dos sovietes ao devolver a terra aos proprietários e coletivizar as indústrias.

02)(FGV maio 05) “Caros camaradas, soldados, marinheiros e trabalhadores, tenho o prazer de congratulá-los pela vitória da revolução russa, saudá-los como a vanguarda do exército proletário internacional (...) A guerra do banditismo imperialista é o começo da guerra civil na Europa. (...). Na Alemanha, tudo já está fermentando! Não hoje, mas amanhã, qualquer dia, pode ocorrer o colapso geral do capitalismo europeu. A revolução russa que vocês realizaram deu o golpe inicial e inaugurou uma nova era. (...). Viva a Revolução Social Internacional!”  (Discurso de Lenin em 16 de abril de 1917, citado em Wilson, E., Rumo à estação Finlândia. São Paulo: Cia. das Letras, 1986.)
Assinale a alternativa que melhor apresenta a temática central do discurso de Lenin:
a) O apelo à manutenção da ordem interna em meio ao processo revolucionário bolchevique.
b) A defesa da união de russos e alemães contra os imperialistas, na Primeira Guerra Mundial.
c) a defesa da permanência russa na Primeira Guerra Mundial como fator necessário à desestabilização do capitalismo internacional.
d) O triunfo da revolução menchevique na Rússia como o primeiro passo para a revolução socialista mundial.
e) A comemoração por conta da derrocada do sistema capitalista internacional, com o fim da Primeira Guerra Mundial.

03)(UFJF 09) Leia os versos a seguir. Eles fazem parte do Hino Nacional da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) adotado em 1944: “A grande mãe Rússia consolidou para sempre/ A união indestrutível das repúblicas livres./ Viva a criada pela vontade dos povos,/ Única, poderosa União Soviética./ Formamos o nosso exército nas batalhas,/ Varreremos os infames inimigos do caminho!/ Nas batalhas, decidimos o destino das gerações,/ Levaremos nossa Pátria para a glória !”
Sobre o processo histórico soviético durante o século XX, é INCORRETO afirmar que:
a) nos anos 20, apesar da adoção dos princípios socialistas, a Nova Política Econômica (NEP) teve como lema “...voltar um passo atrás, para depois avançar dois passos à frente” com a retomada de algumas práticas capitalistas.
b) nos anos 30, a falta de planejamento econômico estratégico contribuiu para que a economia soviética fosse uma das mais afetadas pelas repercussões da crise de 1929.
c) nos anos 40, as lideranças políticas soviéticas procuraram reforçar a idéia de grandeza da URSS e a importância da unidade entre as repúblicas que a compunham.
d) nos anos 50, a URSS ampliou sua área de influência sobre o leste do continente europeu através de alianças como o Pacto de Varsóvia, que apresentava uma natureza militar.
e) nos anos 60, a URSS buscou demonstrar sua superioridade tecnológica, investindo, por exemplo, na corrida espacial, o que permitiu o lançamento do 1º homem ao espaço.

04)(UNESP 94) Leon Trotski argumentava em 1904 que a tese política defendida por Lênin poderia “conduzir a organização do partido a substituir o partido. O Comitê central a substituir a organização do partido, e finalmente um “ditador” a substituir o Comitê central”. (Trotski, “Nossas Tarefas Políticas”, Brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra). Assinale a alternativa com o nome do responsável pelo regime que na prática, confirmou a previsão de Trotski.
a) Bukharin 
b) Stálin       
c) Kalinin 
d) Brejnev   
e) Molotov

GABARITOS DE UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ E IMPERIALISMO

GABARITO UNIFICAÇÃO
01 - A
02 - C
03 - C


GABARITO IMPERIALISMO
01 – E
03 - D
05 – C
07 – A
02 - B
04 - B
06 - E
08 - C

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

EXERCÍCIOS UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ E IMPERIALISMO

UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ

01)(FGV 05) Sobre o processo de unificação da Itália e seus desdobramentos, é correto afirmar que:
a) O processo de unificação levou ao agravamento das tensões no campo, principalmente na parte sul da península, o que provocou uma intensa onda migratória de camponeses miseráveis para outras partes da Europa e para a América.
b) A partir das divisões estabelecidas pelo Congresso de Viena, no início do século XIX, as lutas pela unificação foram refreadas pela presença de tropas alemãs nos territórios da península.
c) Nas lutas pela unificação, destacaram-se as lideranças do conde Cavour, pelos republicanos, e de Giuseppe Garibaldi, pelos monarquistas, este último conhecido dos brasileiros por sua participação na Guerra dos Farrapos.
d) Apesar de a unificação ter-se dado em 1871, questões com a Igreja Católica e com a Áustria se mantiveram até o século XX. No caso da Igreja, a questão só foi solucionada após a Segunda Guerra Mundial, com a derrota do fascismo.
e) Norte e sul da península tinham propostas diferentes para a construção do novo país. Sob o comando de Garibaldi, os italianos do norte conseguiram impor o modelo republicano ao novo país.

02)(UFV 09) Sobre o processo de unificação política e territorial da Itália e Alemanha, ocorrido na segunda metade do século XIX, é CORRETO afirmar que:
a) a unificação da Alemanha recebeu apoio da França, que pretendia diminuir a influência econômica e a ameaça militar da Rússia na região.
b) as burguesias nacionais da Alemanha e da Itália não apoiaram os movimentos de unificação, pois temiam uma diminuição do mercado interno e das exportações de seus produtos para os países contrários à unificação.
c) a unificação italiana ocorreu em torno da monarquia piemontesa, e abriu um período de conflito intenso com o papado.
d) o processo de unificação foi sendo conduzido pelos Estados mais industrializados de cada uma dessas regiões, a saber: a Sicília, na Itália, e a Prússia, na Alemanha.

03)(PUCRS 04) Em 1871, alterava-se profundamente o quadro geopolítico europeu com a conclusão do processo de unificação da Alemanha sob hegemonia prussiana e a criação do “Segundo Reich”. É correto afirmar que um componente político fundamental da estratégia prussiana de unificação foi o _________, tendo como base social decisiva _________ .
a) republicanismo a alta burguesia                
b) nacional-socialismo os operários fabris 
c) militarismo a aristocracia fundiária
d) nacional-socialismo a alta burguesia   
e) militarismo os operários fabris.

IMPERIALISMO

01)(FGV 05) “As perspectivas de desenvolvimento econômico e progresso científico pareciam infinitas no princípio do século.As estradas de ferro se espalhavam por todo o mundo (...) O cientista italiano Guglielmo Marconi preparava-se para transmitir, pela primeira vez, sinais de rádio através do Oceano Atlântico.O automóvel, o telefone e o cinema se popularizaram, mudando a face das cidades.”  (Brener, J., Jornal do século XX, São Paulo, Moderna, 1998, p. 24.)
O texto refere-se a um contexto de inovações tecnológicas propiciadas:
a) Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pelo surgimento das primeiras fábricas, da utilização da máquina a vapor e de matérias primas como o carvão e ferro.
b) Pela Revolução Agrária Européia, marcada pela mecanização da produção agrícola e pela estruturação fundiária em pequenas e médias propriedades.
c) Pelo Período Entre-Guerras, marcado pela expansão da economia industrial e pela disseminação do liberalismo como referência econômica entre as potências européias.
d) Pela Primeira Revolução Industrial, marcada pelo desenvolvimento industrial norte-americano e pela proliferação da produção de eletrodomésticos.
e) Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pela aplicação de descobertas científicas à produção, pela utilização da energia elétrica e o desenvolvimento de indústrias químicas.

02)(IBMEC Junho 03) O jornal O Estado de S. Paulo, publicou em sua edição de 1 de janeiro de 1900 o seguinte texto: “Nenhum homem se parece menos com Robinson Crusoé do que o do século XIX. Nenhum veio ao mundo mais apercebido de armas e recursos para ferir com vantagem a luta pela existência. (...) Outrora gastavam-se sessenta e sete dias numa viagem de Lisboa ao Rio de Janeiro. Hoje transpõe-se essa distância em onze dias. (...) Hoje, as comunicações fazem-se pelo telégrafo, tão prontas como clarões de relâmpagos. (...) Outrora, o som da voz humana extinguia-se a alguns metros do homem que o emitia. Hoje, a eletricidade transmite-a, clara, a léguas e léguas de distância. (...) Outrora receava-se que o dispêndio sempre crescente de carvão viesse afinal a paralisar o desenvolvimento das indústrias. Hoje, já esses receios se vão apagando”  (COSTA, Angela Marques da; SCHWARCZ, Lilia Moritz. 1890-1914: no tempo das certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 57-8).
Esse contexto está relacionado ao advento da Segunda Revolução Industrial (Revolução Científico-tecnológica). Baseado no texto acima e em seus conhecimentos, aponte qual dos enunciados abaixo não está relacionado a esse contexto:
a) esse período foi caracterizado pela aplicação de descobertas científicas em processos de produção. Novos inventos e experiências, associados a grandes empresas multinacionais, foram viabilizados economicamente.
b) desenvolvimento da indústria do ferro e máquinas a vapor a partir da exploração do carvão, propiciando o surgimento de grandes indústrias têxteis com o uso dos teares mecânicos.
c) aplicação e exploração econômica de inventos disponibilizados para o uso cotidiano, como a iluminação elétrica, o telefone, automóveis e aparelhos de uso doméstico (como a geladeira e o fogão a gás).
d) desenvolvimento da indústria química, siderúrgica e novos ramos metalúrgicos, como o alumínio, cobre, níquel e aços especiais, influenciando várias áreas industriais.
e) pesquisa e desenvolvimento de novos potenciais energéticos, como a eletricidade (construção de grandes usinas hidrelétricas) e os derivados de petróleo, substituindo em grande escala antigos combustíveis.

03)(UNESP Julho 09) “O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse... Sustento que somos a primeira raça do mundo e quanto mais do mundo habitarmos, tanto melhor será para a raça humana ... Se houver um Deus, creio que Ele gostaria que eu pintasse o mapa da África com as cores britânicas”.  (Cecil Rhodes (1853-1902), O último desejo e testamento de Cecil Rhodes apud Leo Huberman, História da riqueza do homem). O texto refere-se à
a) partilha do continente africano deliberada em 1885, na Conferência de Berlim, que teve por objetivo maior promover a riqueza dos países pobres por meio dos investimentos europeus.
b) expansão européia, realizada segundo os preceitos mercantis, que visava ao acúmulo de metais preciosos abundantes e pouco valorizados pelos habitantes nativos do continente africano.
c) procura de novos mercados para a produção industrial e os capitais bancários europeus, prejudicados pela instabilidade política da América Latina, que impedia o crescimento das trocas.
d) expansão imperialista na África, liderada pela Inglaterra e França no século XIX, ligada ao capitalismo industrial, evidenciando a idéia de superioridade e de preconceito contra os colonizados.
e) fragmentação do continente africano desde meados do século XIX para garantir a ajuda aos nativos que, incapazes de explorar suas próprias riquezas, necessitavam de capitais europeus.

04)(CESGRANRIO) Sobre a expansão européia na África, na Oceania e na Ásia, no final do século XIX, são corretas as afirmações abaixo, com exceção de uma:
a) A necessidade de dominar regiões que pudessem absorver parcelas de capital cujo investimento lucrativo era mais limitado na Europa, onde a economia era cada vez mais dominada pelas empresas monopolistas.
b) Havia o interesse em subjugar regiões em estágio de desenvolvimento inferior, de forma a estabelecer trocas internacionais que atendessem às diferentes necessidades do pólo colonizado e do colonizador.
c) Havia a necessidade de dominar áreas situadas em pontos estratégicos nas principais rotas marítimas, em função do acirramento da concorrência entre as potências européias mais desenvolvidas.
d) O interesse por estas regiões explicava-se também pela necessidade de subjugar áreas que pudessem absorver imigrantes europeus, oriundos, em sua maior parte, das populações rurais.
e) Havia a necessidade de dominar áreas que pudessem fornecer matéria-prima para indústrias européias e força de trabalho a preços mais baixos do que aqueles pagos aos operários europeus.

05)(UNIMONTES Junho 09) O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado.  (Cecil Rhodes, colonialista inglês)
Em síntese, a guerra de 1914-1918 tinha por objetivo a redistribuição do mundo entre dois grupos imperialistas principais, sendo seu motor fundamental o antagonismo anglo-germânico. (Lênin)
(FARIA, Ricardo de Moura. História 2. Belo Horizonte: Lê, 1995, p. 47, 62)
Os dois textos citados, produtos e descrição de um contexto histórico,
a) convergem quanto à interpretação da conjuntura imperialista entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, do mesmo modo que são compatíveis os projetos de sociedade de seus autores.
b) referem-se a um mundo próspero e pacífico, marcado pelo avanço tecnológico e expansão das instituições políticas liberais burguesas, especialmente no hemisfério Sul.
c) são testemunhos de um tempo de hegemonia européia, modernização japonesa, crescimento econômico e expansão territorial norte-americana.
d) descrevem a economia internacional que emergiu da primeira revolução industrial, fenômeno que instituiu, na história, de forma clara e pioneira, a divisão e o parcelamento do trabalho.

06)(PUC RJ 98) Ao longo da segunda metade do século XIX, as principais potências capitalistas consolidaram seu domínio sobre vastas regiões do globo. Tal corrida colonial deu-se sob a égide do imperialismo. As alternativas abaixo, com EXCEÇÃO de uma, descrevem características desse conjunto de mudanças. Assinale-a:
a) A divisão da maior parte dos continentes africano e asiático em decorrência do processo de conquista militar e econômica realizado pelos europeus.
b) O surgimento, nas áreas coloniais, de uma elite nativa ocidentalizada, que acabaria tendo um papel fundamental nos processos de independência ocorridos ao longo do século XX.
c) O desenvolvimento de uma economia internacional baseada na concorrência por mercados para consumo de produtos manufaturados e para investimentos de capitais.
d) O fortalecimento dos ideais nacionalistas nos países capitalistas centrais e a intensificação da produção armamentista por parte de seus respectivos governos.
e) A aceitação da dominação imperialista, pelas populações coloniais, como fato que permitiria a superação gradual da pobreza e da barbárie pelo progresso e pela civilização.

07)(FGV 07) Até hoje se sonha com uma sociedade perfeita, justa e harmoniosa – utópica. No século XIX, o Romantismo produziu muitas utopias, que influenciaram duas correntes ideológicas diferentes: o socialismo e o nacionalismo. A partir de 1848, tais idéias passaram para o campo concreto das lutas sociais na Europa. Já nas novas áreas de domínio colonial, o nascente nacionalismo assumiu o caráter de luta contra a exploração e a presença estrangeira. Respectivamente, os movimentos que exemplificam o socialismo, o nacionalismo na Europa e o nacionalismo contra o domínio europeu são
a) a Comuna de Paris, a unificação da Alemanha e a Revolta dos Boxers.
b) o ludismo, a independência da Grécia e a Guerra dos Cipaios.
c) a Internacional Socialista, a Revolução do Porto e a Guerra do Ópio.
d) a Revolução Praieira, a independência da Bélgica e a Guerra dos Bôeres.
e) o Cartismo, a unificação da Itália e a Revolução Meiji.

08)(UFTM Junho 09) A obra de Charles Darwin (1809-1882) – Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida – publicada em 1859, causou grande polêmica. Naquele contexto histórico, suas idéias extrapolaram o campo da biologia, servindo para que alguns intelectuais e políticos justificassem a
a) necessidade de divulgar a fé cristã em outros continentes.     
b) superioridade dos mestiços frente às raças puras.      
c) missão civilizadora do homem branco na África e Ásia.
d) degeneração de todas as raças nas áreas coloniais.
e) divisão dos países europeus em civilizados e primitivos.

 

GABARITOS INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA E DOUTRINAS SOCIAIS

GABARITO INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA
01 - E
04 - C
07 - D
02 - A
05 - C
08 - E
03 - E
06 - C
09 - E


GABARITO DOPUTRINAS SOCIAIS
01 – E
03 – B
05 – C
02 - D
04 - C
06 - E

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

EXERCÍCIOS INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA E DOUTRINAS SOCIAIS

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA

01)(UFSCAR 2000) O processo de independência das colônias latino-americanas deve ser compreendido como parte das contradições e das crises do Antigo Regime. Assinale a alternativa que melhor explicita o fator que contribuiu para precipitar o referido processo.
a) Democratização gradual das instituições coloniais, permitindo a crescente participação política de setores populares.
b) Organização de forças militares coloniais, compostas pela população local, através do estabelecimento do serviço militar obrigatório.
c) Intervenção militar dos Estados Unidos da América do Norte nas nações latino-americanas, procurando libertá-las do jugo europeu.
d) Oposição dos senhores locais à abolição do trabalho compulsório nas áreas coloniais pelas elites ilustradas metropolitanas.
e) Luta por uma reorganização comercial que permitisse um contato direto entre os produtores da América e o recém industrializado país europeu.

02)(UFU Julho 02) Sobre o processo histórico da emancipação política das colônias hispano-americanas, é correto afirmar que
I - influenciados pelas idéias iluministas, os movimentos de independência na América hispânica definiram-se ideologicamente pela implantação de sociedades democráticas, em que o voto universal, a liberdade e igualdade de todos foram garantias para o fortalecimento das repúblicas federativas em todo o continente.
II - as populações indígenas, que constituíam o campesinato escravizado pelos espanhóis, viram esses movimentos como libertação da exploração a que eram submetidas. Por isso, foram a principal base de sustentação dos movimentos de independência liderados pelos criollos.
III - no México, o caráter social e étnico, assumido inicialmente pelo movimento de independência, deve-se à organização e mobilização das populações camponesas e indígenas, que lutaram para eliminar os privilégios da aristocracia criolla e espanhola.
IV - a independência política das colônias hispano-americanas está relacionada à invasão da Península Ibérica pelas tropas de Napoleão Bonaparte, que depuseram o rei espanhol, criando, assim, um vazio de poder. Esse vazio de poder foi preenchido pelas Juntas Governativas, que assumiram o direito de autogovernar-se.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas III e IV    c) Apenas II e IV                         
b) Apenas I e II       d) Apenas II e III

03)(UNESP 08) Octávio Paz, escritor mexicano, assim se referiu à participação de índios e mestiços no movimento de Independência do México: “A guerra se iniciou realmente como um protesto contra os abusos da metrópole e da alta burocracia espanhola, mas também, e sobretudo, contra os grandes latifundiários nativos. Não foi a rebelião da aristocracia contra a metrópole, mas sim a do povo contra a primeira. Daí que os revolucionários tenham concedido maior importância a determinadas reformas sociais que à independência propriamente dita: Hidalgo decreta a abolição da escravatura; Morelos a divisão dos latifúndios. A guerra de Independência foi uma guerra de classes e não se compreenderá bem o seu caráter se ignorarmos que, diferente do que ocorreu na América do Sul, foi uma revolução agrária em gestação”.    (O labirinto da solidão, 1976.)
Segundo o autor, a luta pela Independência do México
a) contou com o apoio dos proprietários rurais, embora eles considerassem desnecessária a questão da ruptura com a Espanha.
b) opôs-se aos ideais políticos do Iluminismo europeu, dividindo o país em regiões politicamente independentes.
c) recebeu a solidariedade de movimentos revolucionários europeus, dado o seu caráter de guerra popular.
d) enfraqueceu o Estado Nacional, favorecendo a anexação de territórios mexicanos pelos Estados Unidos da América.
e) apresentou um caráter popular, manifestando questões sociais de longa duração na história do país.

04)(PUC 09) As independências políticas na América assumiram diversas formas. Sobre elas, e possível afirmar que a
a) do Haiti, em 1804, foi a única que contou com participação escrava e levou a abolição da escravidão e a organização de um governo de colaboração entre os negros haitianos e os ex colonizadores franceses.
b) de Cuba, em 1898, foi a ultima dentre as posses coloniais da Espanha na América e levou a anexação da ilha caribenha ao território dos Estados Unidos, com quem Cuba já comercializava desde o inicio de sua colonização.
c) dos Estados Unidos, em 1776, foi a primeira emancipação nas Américas e levou a adoção de um modelo federalista que reconhecia as diferenças políticas e econômicas entre as ex colônias do sul e do norte do litoral atlântico.
d) da Argentina, em 1816, foi a responsável pela fragmentação política do antigo Vice-Reino do Rio da Prata e levou a libertação imediata das terras do Chile ate o México e a expulsão da Espanha do continente americano.
e) do Brasil, em 1822, foi a única que contou com a aceitação imediata do colonizador e levou a adoção de uma monarquia que unificava os reinos de Portugal e do Brasil sob uma mesma base constitucional.

05)(UEL 07) Jean Jaques Dessalines, um dos líderes da revolução do Haiti, declara: “Salvei a minha pátria. Vinguei a América... Nunca mais um colono europeu porá o pé neste território com o título de amo ou de proprietário.”  (Fonte: DOZER, D. M. América Latina: uma perspectiva histórica. Tradução de Leonel Zallandro. Porto Alegre; Editora Globo; São Paulo; Edusp, 1996. P.191, 192.)
Baseado nesta declaração e nos conhecimentos sobre o tema,é correto afirmar que:
a) Após a independência, as rebeliões feitas pela população negra e mulata contra a exploração colonialista e os exércitos franceses deixaram de fazer parte do cotidiano da população haitiana.
b) Dessalines, como líder revolucionário, conseguiu promover a unidade territorial do Haiti, unindo a metade oriental da ilha com a parte ocidental, que continuava escravista.
c) A emancipação do Haiti deu-se em função das contradições sociais existentes nessa colônia e configurou-se num movimento de caráter político, econômico e social, visando estabelecer uma nova ordem sobre bases democráticas.
d) O Haiti emancipado foi dirigido por governantes democráticos, cujos princípios assemelhavam-se aos da Revolução Francesa, como liberdade, igualdade e fraternidade.
e) Os negros e mulatos, mesmo sendo a maioria, não tiveram força suficiente para promover a emancipação em função da superioridade estratégica e armamentícia do exército francês.

06)(FUVEST 96) Simon Bolívar escreveu a conhecida Carta da Jamaica de 1815."Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória." Sobre esta afirmação podemos dizer que:
a) Tal utopia da humanidade, compartilhado por outros líderes da independência, como San Martin e O "Higgins, não vingou por ineficiência de Bolívar .
b) Inspirou a união entre Bolívia, Colômbia e Equador que formaram, por mais de uma década, uma única nação, fragmentada, em 1939, por problemas políticos.
c) Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, idéia posteriormente retomada por muito políticos e intelectuais latino-americanos.
d) Essa idéia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.
e) Bolívar foi uma voz solitária, nestes quase 200 anos de independência latino-americana, ausentando-se tal idéia dos debates políticos contemporâneos.

07)(UNESP Julho 08) “Os donos da terra e os grandes mercadores aumentaram suas fortunas, enquanto se ampliava a pobreza das massas populares oprimidas (...) A América Latina logo teve suas constituições burguesas, muito envernizadas pelo liberalismo (...) As burguesias dessas terras nasceram como simples instrumentos do capitalismo internacional”.  (Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina.)
A partir do texto, é possível afirmar:
a) as indústrias da América Latina independente tornaram-se competitivas em relação às britânicas no mercado internacional.
b) a América Latina independente caracterizou-se pela igualdade, pelas leis autoritárias e pelo desenvolvimento nacional autônomo.
c) os Estados nacionais independentes criaram leis baseadas nos princípios democráticos e na autonomia econômica em relação ao capital externo.
d) na América Latina, a independência preservou a economia colonial dependente do mercado externo e aprofundou as desigualdades sociais.
e) as burguesias latino-americanas lutaram pela sua autonomia política e econômica em relação ao capital internacional.

08)(FUVEST 08) “No Chile, a lei não serve para outra coisa a não ser produzir a anarquia e a ausência de sanções [...] Se eu, por exemplo, prendo um indivíduo que sei que está tramando uma conspiração [contra o governo], violo a lei. Maldita lei então que não deixa o braço do governo proceder livremente no momento oportuno. [...] De minha parte, sei dizer que, com lei ou sem ela, essa senhora que chamam de Constituição tem que ser violada quando as circunstâncias são extremas.”    (Carta de Diego Portales, ministro chileno, em 1834.)
Nesse texto, Portales está defendendo uma visão
a) liberal, que privilegia o respeito às leis e à justiça.
b) aristocrática, que valoriza o regime monárquico.
c) federalista, que salvaguarda os interesses das províncias.
d) elitista, que defende os direitos do indivíduo.
e) autoritária, que garante a ordem acima de tudo.

09)(FUVEST 05) Qual das afirmações seguintes, sobre o regime republicano de governo, é verdadeira?
a) Na Europa, por volta de 1900, era o regime político da maioria dos países.
b) O Brasil adotou esse regime político por intervenção direta dos demais países da América Espanhola.
c) Os Estados Unidos e o Canadá adotaram simultaneamente o regime referido.
d) Como regime político, apareceu no mundo ocidental, pela primeira vez, no século XVIII.
e) As ex-colônias espanholas da América adotaram tal regime político antes de sua ex-metrópole. 
DOUTRINAS SOCIAIS
 
01)(FATEC 07) A reação operária aos efeitos da Revolução Industrial fez surgirem críticos ao progresso industrial, os quais propunham reformulações sociais e a construção de um mundo mais justo – os teóricos socialistas. Sabe-se que
a) Pierre Joseph Proudhon propunha a formação de uma sociedade em que não haveria ociosos nem a exploração do homem pelo homem.
b) Robert Owen tornou-se o líder do anarquismo terrorista ao apontar a violência como a única forma de alcançar uma sociedade sem Estado e sem desigualdade.
c) Friederich Engels acreditava ser possível reorganizar a sociedade com a criação dos falanstérios, fazendas coletivistas agroindustriais.
d) Charles Fourier implantou na Escócia uma comunidade de alto padrão e de igualdade absoluta; contudo, suas críticas à propriedade e à religião o forçaram a abandonar a Grã-Bretanha.
e) Karl Marx considerava inevitável a ação política do operariado, a Revolução Socialista, que inauguraria a construção de uma nova sociedade.

02)(FUVEST 02) “A pátria, velha superstição que serve tão bem para manter os exércitos sanguinários e as polpudas negociatas;a religião, secular mentira que faz do homem um instrumento servil dos padres e dos ricos; a propriedade, instituição baseada na violência, na astúcia e que se faz passar por originariamente divina e eterna, enquanto não passa de um mero fruto do roubo”.     (Luigi Molinari,por volta de 1900.)
O texto expressa idéias filiadas ao:
a) sindicalismo.   
b) chauvinismo. 
c) evolucionismo.
d) anarquismo.  
e) positivismo.      

03)(FGV 10) “(…) a luta contra o capitalismo e a burguesia é inseparável da luta contra o Estado. Acabar com a classe que detém os meios de produção sem liquidar ao mesmo tempo com o Estado é deixar aberto o caminho para a reconstrução da sociedade de classes e para um novo tipo de exploração social”.  (Angel J. Capelletti, apud Adhemar Marques et alli, História contemporânea através de textos)
O fragmento define parte do ideário
a) liberal.         
b) anarquista. 
c) corporativista. 
d) socialista cristão.  
e) marxista-leninista.

04)(FGV 96) “De cada um, segundo sua capacidade”. Este lema marca a proposta da sociedade:
a) Dos "falantérios", na concepção do socialista francês Charles Fourier.
b) Social-democrata, segundo o modelo sueco e norueguês.
c) Comunista, na visão de Karl Marx e Friedrich Engels.
d) Nacional-socialista, segundo Hitler em "Mein Kampr".
e) Socialista utópica, defendida por Hitler, loseph Prodhon na obra "Idéia Geral da Revolução no Século XIX".

05)(UNIMONTES 09) Socialistas e anarquistas se diferenciam, entre outras razões, porque
a) os primeiros eram os únicos a acreditar na chamada ação direta.
b) os anarquistas recusavam ações revolucionários de cunho violento.
c) os primeiros defendiam a manutenção do Estado após a chegada ao poder.
d) os anarquistas eram teístas, enquanto os socialistas condenavam a religião.

06)(PUCAMP 10) Dentre as reações dos trabalhadores ingleses às conseqüências da Revolução Industrial, destacam-se
a) movimentos operários de massa que, por meio de sindicatos organizados, empreenderam greves pacíficas a fim de obter melhorias salariais e reverter a mecanização do setor têxtil.
b) ações armadas do chamado movimento ludista, de orientação socialista e de caráter militarizado, que lutava contra o despotismo esclarecido vigente na monarquia inglesa.
c) rebeliões camponesas em defesa das manufaturas domésticas e das pequenas propriedades que haviam sido abolidas com a decretação do Reform Act e com a execução dos cercamentos.
d) manifestações de trabalhadores e intelectuais em defesa da democracia parlamentar e da igualdade social, que clamavam pela revogação do documento conhecido como Carta do Povo.
e) formas violentas de protesto contra a exploração empreendida pela burguesia industrial, como a destruição de máquinas, colheitas e minas, por trabalhadores urbanos e rurais.