quarta-feira, 6 de julho de 2011

DICA DE FILME: OS INTOCÁVEIS

Estados Unidos da América após a Primeira Guerra Mundial.
A década de 1920 foi caracterizada pela intensa atividade econômica e o país torna-se uma potência e uma onda de euforia tomou conta da população norte-americana. Todos acreditavam em um desenvolvimento ilimitado e que aquele país era a "terra das oportunidades", na qual todos poderiam enriquecer. O consumismo tomou conta: automóveis, eletrodomésticos, rádios. Era o chamado "american way of life" difundido não só no país, mas em todo mundo através de campanhas de publicidade bem elaboradas e pelo próprio cinema hollywoodiano. O lazer era intenso: ouvia-se jazz, dançava-se o charleston. Daí o período ser apelidado de "Anos Dourados".
Entretanto, essa prosperidade foi desigual: milhões de trabalhadores não dispunham de garantias trabalhistas. A riqueza era muito concentrada. O país, governado pelo Partido Republicano, caracteriva-se pelo conservadorismo, pelo racismo (em alguns lugares), pela restrição à entrada de imigrantes, pela perseguição, deportação e até execução de sindicalistas, entre eles imigrantes anarquistas, pela prosperidade desmedida, pela "lei seca" e a consequente criminalidade verificada no gangsterismo. Por isso mesmo, os anos 1920 também ficaram conhecidos como "Anos Loucos".
Então aqui vai a dica de um filme: Os intocáveis, de Brian de Palma. Para quem se aventurar, uma outra dica é o filme Saco e Vanzeti, de Giuliano Montaldo.

Nenhum comentário: