quinta-feira, 20 de outubro de 2011

EXERCÍCIOS REVISÃO GRÉCIA


Este é um assunto queridinho dos grandes vestibulares. Caprichem!

01)(UNESP 97) “A conseqüência mais aparente das invasões foi a destruição quase integral da civilização micênica. No espaço de um século, as criações orgulhosas dos arquitetos aqueus, palácios e cidadelas, não são mais  do que urnas. Ao mesmo tempo vemos desaparecer a realeza burocrática, a escrita, que não passava de uma técnica de administração, e todas as criações artísticas...”   (Pierre Lévêque, A aventura grega. )
O texto refere-se às invasões
a) Persas             b) Germânicas          c) Macedônicas       d) Dórias      e) Cretenses

02)(UNESP Junho 10) A Ilíada, de Homero, data do século VIII a.C. e narra o último ano da Guerra de Troia, que teria oposto gregos e troianos alguns séculos antes. Não se sabe, no entanto, se esta guerra de fato ocorreu ou mesmo se Homero existiu. Diante disso, o procedimento usual dos estudiosos tem sido:
a) desconsiderar os relatos atribuídos a Homero, pois não temos certeza de sua procedência, nem se eles nos contam a verdade sobre o passado grego.
b) identificar na obra, apesar das dúvidas, características da sociedade grega antiga, como a valorização das guerras e a crença na interferência dos deuses na vida dos homens.
c) desconfiar de Homero, pois ele era grego e assumiu a defesa de seu povo, abrindo mão da completa neutralidade que todo relato histórico deve ter.
d) acreditar que a Guerra de Troia realmente aconteceu, pois Homero não poderia ter imaginado tantos detalhes e personagens tão complexos como os que aparecem no poema.
e) descartar o uso da obra como fonte histórica, pois, mesmo que a guerra tenha ocorrido, a Ilíada é um relato literário e não foi escrita com rigor e precisão científica.

03)(PUC Junho 08) Algumas cidades-Estado gregas expandiram seus domínios e criaram colônias na região do Mar Mediterrâneo, por volta dos séculos VIII e VI a.C. Essas colônias
a) comercializavam apenas com suas metrópoles e utilizavam mão-de-obra livre, originária do norte do continente africano.
b) eliminaram o controle romano da região mediterrânea e estabeleceram hegemonia grega na região.
c) ampliaram a área de terras cultiváveis e eram independentes, apesar dos vínculos com as cidades que as criaram.
d) demonstraram a importância da tradição militar espartana e difundiram o ideal democrático ateniense.
e) reproduziram a ordem social das cidades que as criaram e iniciaram o comércio grego com o ocidente e o oriente.

04)(FATEC Julho 10) Considere o texto a seguir: As cidades-Estado [...] eram muito diferentes entre si: nas dimensões territoriais, nas riquezas, em suas histórias particulares e nas diferentes soluções obtidas ao longo dos séculos para os conflitos de interesses entre seus componentes. A maioria delas nunca ultrapassou a dimensão de pequenas unidades territoriais, abrigando alguns milhares de habitantes – não mais do que 5 mil, quase todos envolvidos com o meio rural. Outras, de porte médio, chegaram a congregar 20 mil pessoas. Algumas poucas, portos comerciais ou centros de grandes impérios, atingi­ram a dimensão de verdadeiras metrópoles, com mais de 100 mil habitantes [...].  (GUARINELLO, Norberto Luiz. Cidades-Estado na Antiguidade Clássica. In: PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi (Orgs.). História da cidadania. São Paulo: Contexto, 2008. p. 30.)
De acordo com o texto, na Grécia antiga, as cidades-Estado
a) abrigavam os mesmos ideais democráticos, independente de seu porte, como foi o caso de Atenas.
b) mantinham um forte equilíbrio de força, uma vez que havia uma cidade centralizadora que controlava política e economicamente todas as outras.
c) tinham como principal característica serem diferentes entre si, no tamanho e nas suas escolhas políticas, como foi o caso de Atenas e Esparta.
d) possuíam a cidadania como um bem maior, em que, independente do número de sua população, todo grego tinha direito de participar dos rumos de sua cidade.
e) exerciam, por consenso, em um determinado momento, o domínio político e religioso do Império grego.

05)(ESPM Julho 08) Leia o texto e responda: “O regime democrático foi instituído, em Atenas, na época de Clístenes, quando foi efetuada uma série de reformas administrativas e políticas (...) Assim como o fizeram Aristóteles e Péricles nos seus discursos muitos historiadores idealizaram a Democracia Ateniense”.  (Aquino, Denise, Oscar. História das Sociedades: Das comunidades primitivas às sociedades medievais)
Assinale a alternativa correta quanto ao regime democrático ateniense:
a) Logrou alcançar, graças ao seu aperfeiçoamento por Péricles, a abolição completa da escravidão.
b) Estendeu a cidadania a todos os habitantes residentes em Atenas, independentemente de sua condição social, econômica e sexual.
c) Preservou os privilégios da aristocracia eupátrida que manteve a exclusividade de participação na Eclésia (Assembléia) e na Bulé (Conselho).
d) Significou uma forma de atender aos interesses dos comerciantes, interessados em dirigir politicamente Atenas, tendo concedido cidadania inclusive aos estrangeiros (metecos).
e) As mulheres não possuíam cidadania e estavam proibidas pelas leis atenienses de participar do regime democrático.

06)(ENEM 09) Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.   VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.
O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania
a) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.
b) era entendida como uma dignidade própria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profundamente hierarquizada da sociedade.
c) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.
d) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.
e) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

07)(FUVEST 93) Com o advento da democracia na polis grega, durante o período clássico, foram:
a) abandonados completamente os ideais de autarquia da polis, de glorificação da guerra e a visão aristocrática da sociedade e da política, que haviam caracterizado os períodos anteriores;
b) introduzidos novos ideais baseados na economia de mercado, na condenação da guerra e na valorização da democracia mais condizentes com a igualdade vigente;
c) preservados os antigos ideais de autarquia, da guerra, da propriedade da terra, do ócio, como valores positivos;
d) recuperadas antigas práticas do período homérico - abandonadas no período arcaico - como a escravidão em grande escala e o imperialismo econômico;
e) adaptados aos antigos ideais aristocráticos e de autarquia (do período homérico e arcaico) os novos ideais de economia de mercado do período clássico.

08)(FUVEST 97) Ajudaram os espartanos a vencer os atenienses na Guerra do Peloponeso, mas não foram eles que acabaram por conquistar toda a Grécia. Pelo contrário, posteriormente, eles foram também conquistados e integrados a um novo império. Trata-se dos:
a) egípcios e do Império Romano.         
b) fenícios e do Império Cartaginês.
c) persas e do Império Helenístico.
d) siracusanos e do Impérios Siciliaota.  
e) macedônios e do Império Babilônico.

09)(PUC 04) As conquistas realizadas por Alexandre da Macedônia (também chamado de Alexandre, o Grande) entre 334 e 323 a.C. estenderam-se da Grécia até as margens do rio Indo (Índia).Algumas das características dessa expansão macedônica e do imenso Império que dela derivou foram
a) a imposição de instituições políticas romanas sobre as áreas conquistadas por Alexandre e a repressão às formas monárquicas predominantes no Oriente próximo e distante.
b) o apoio do exército macedônio a revoltas de povos subjugados por outros impérios e a recusa da incorporação de soldados que não fossem macedônios ou gregos às tropas de Alexandre.
c) a restrição à circulação de mercadorias entre regiões distintas do Império e a gradativa mas profunda segmentação e diminuição do comércio interno e externo dos macedônios.
d) o intercâmbio entre culturas ocidentais e orientais e o prevalecimento de uma perspectiva universalista e assimiladora sobre a mentalidade voltada às questões locais.
e) a obrigatoriedade do uso de uma só língua, o persa, e a proibição sumária de transmissão de idéias e da movimentação de intelectuais entre as áreas dominadas pelo Império.

10)(PUC RGS Julho 2000) Responder à questão com base nas afirmativas abaixo, sobre o helenismo, síntese das culturas grega e oriental, possibilitada pela expansão macedônica do século IV a.C.
I.         A difusão da língua e da cultura grega no Oriente, a partir das campanhas de Alexandre Magno, levou à fusão do racionalismo humanista e antropocêntrico da Grécia com o despotismo místico do mundo oriental.
II.       A arte helenística rompeu com o padrão racional idealizado do período clássico, introduzindo características emocionais provenientes do mundo oriental.
III.      Um grande progresso do período helenístico, em relação à época clássica da cultura grega, manifestou-se na Matemática, com Euclides, e na Astronomia, com Eratóstenes, que tentou demonstrar a forma esférica da Terra.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que está correta a alternativa
a) I         b) II          c) I e II     d) II e III      e) I, II e III

GRÉCIA

 

 

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