terça-feira, 26 de junho de 2012

DICA DE FILME – DANÇA COM LOBOS




Vencedores do Oscar #1990

Dirigido por Kevin Costner.

Elenco: Kevin Costner, Mary McDonnell, Graham Greene, Rodney A. Grant, Floyd “Red Crow” Westerman, Tantoo Cardinal, Robert Pastorelli, Charles Rocket, Maury Chaykin, Jimmy Herman, Nathan Lee Chasing Horse, Michael Spears, Jason R. Lone Hill, Tony Pierce e Tom Everett.

Roteiro: Michael Blake, baseado em livro de Michael Blake.

Produção: Kevin Costner e Jim Wilson.

Filme maravilhoso, premiadíssimo. Vocês nem vão sentir que é um “longa”. “Segundo a lenda, Costner não aceitou a imposição do estúdio de reduzir o filme para, no máximo, duas horas e vinte de projeção. A teimosia do cineasta foi fundamental. Dança com Lobos, ao contrário de outras dezenas de produções, tem a sua longa duração totalmente justificada, uma vez que ela ajuda a transmitir a veracidade da aproximação e da amizade entre Dunbar (Costner) e os Sioux. A relação é construída com calma, pouco a pouco, e, exatamente por essa razão, torna-se real. Fosse o filme mais curto, o relacionamento entre o protagonista e a tribo – que é, de fato, a essência de toda a história – poderia parecer acelerada demais, perdendo a credibilidade e acabando com qualquer ambição artística que a obra possuísse.” (Silvio Pilau do site cineplayers).

Um dos poucos filmes no qual os índios americanos não são retratados como vilões. O filme retrata a relação colonialista do branco sobre territórios indígenas da América do Norte no contexto da Guerra de Secessão, mas o militar norte americano acaba se envolvendo com os índios Sioux, assimilando com profundo respeito e sensibilidade a sua cultura.


Ah! O trailer é inglês! Vão treinando....mas corram para a locadora.

Nenhum comentário: