quinta-feira, 15 de março de 2012

A CULTURA HELÊNICA

Que exprimia a arte grega? Em primeiro lugar, simbolizava o humanismo. Embora grande parte da escultura represente deuses, as divindades gregas existiam para o benefício do homem e, portanto, ao glorificá-las, ele glorificava a si mesmo. Tanto a arquitetura como a escultura encarnavam os ideais de equilíbrio, harmonia, ordem e moderação. Sua finalidade não era simplesmente estética, mas também política.

   De uma maneira ampla, a arte grega diferia de quase todos os povos. Antes de tudo era universal: o importante não era o indivíduo em si, mas tipos. Era também uma arte com objetivos éticos: não visava à mera decoração ou à expressão da filosofia individual do artista, mas um meio de enobrecimento da humanidade. Não se fazia distinção nítida entre ética e estética: o belo era bom e vice versa.

   Com o advento da cultura helenística, vários aspectos da cultura grega clássica foram alterados. As civilizações do Antigo Oriente Médio foram marcadas pelo absolutismo, pelo extremo naturalismo, pela negação do corpo e pela sujeição do indivíduo ao grupo. Isso refletiu-se, consequentemente, na arte helenística: os templos gregos, simples e dignos, deram lugar à palácios suntuosos e edifícios que simbolizavam poder e riqueza. Do mesmo modo, a escultura e a pintura mostravam tendências extravagantes e sentimentais. No entanto, foram os elementos gregos que predominaram.

Nenhum comentário: