quinta-feira, 15 de março de 2012

PEQUENO COMENTÁRIO SOBRE O FILME "A DAMA DE FERRO"

Não sou crítica de cinema, mas respondendo a uma pergunta de uma querida aluna, a Iara, vou falar o que achei.
Se fosse para indicar para algum aluno de história, não perderia meu tempo. Nesse quesito, o de análise sobre a atuação política da primeira dama neoliberal britânica, ficou num plano menor. O enfoque foi a pessoa (obviamente pública) de Margareth Thatcher. Além do mais a cronologia do desenrolar dos fatos ficou extremamente confusa.
Quanto à atuação de Meryl Streep ... Mereceu mesmo o Oscar!
De qualquer maneira não colocaria pra assistir de novo. Não me arrebatou. Gostei de uma parte, e por isso publico aqui o comentário do crítico Marcelo Forlani, em 16/02/12, no UOL:

"Mesmo assim, sobram momentos para Streep brilhar. A primeira cena, com a ex-primeira ministra em uma lojinha de conveniência, é sem dúvida uma das melhores do filme justamente porque dá uma visão macro do cenário sem se preocupar em focar apenas na personagem principal. Mostra ao mesmo tempo a fragilidade em que a protagonista se encontra, a falta de caráter da sociedade atual e a sua indignação de viver nestes dias. Mas infelizmente não dá para parar por aí e começam os flashbacks que vão mostrar a vida pregressa da biografada, desde o tempo em que Margareth (interpretada em sua versão mais jovem por Alexandra Roach) passou de filha de um pequeno comerciante do interior a mulher mais poderosa dos anos 1980."

Nenhum comentário: