quarta-feira, 9 de novembro de 2011

ECERCÍCIOS REVOLUÇÃO GLORIOSA E REVOLUÇÃO FRANCESA

REVOLUÇÃO GLORIOSA

01)(UFTM 08) Um dos marcos da história européia, as Revoluções Inglesas do século XVII
a) inseriram-se no contexto de afirmação dos ideais da burguesia e decretaram, com os Atos de Navegação, a autonomia das colônias na América.
b) decorreram da aliança entre os aristocratas e os industriais e provocaram a revogação dos princípios liberais da Magna Carta.
c) não se relacionaram a disputas religiosas, uma vez que o anglicanismo estava consolidado, e estabeleceram uma república efêmera.
d) levaram a burguesia, aliada à nobreza progressista, ao poder político e lançaram as bases do sistema parlamentarista vigente até hoje.
e) inspiraram-se no liberalismo e asseguraram os direitos dos niveladores e dos cavadores, representantes das camadas populares mais radicais.

02)(UFV 06) A Revolução Inglesa é considerada um dos principais eventos da história da Inglaterra. Sobre essa Revolução, leia os itens abaixo.
I. O termo Revolução Inglesa abrange, na verdade, duas revoluções, que fazem parte de um mesmo processo: a chamada Revolução Puritana de 1649 e a Revolução Gloriosa de 1688.
II. A Revolução Inglesa foi uma das primeiras crises do Antigo Regime, uma vez que resultou na instauração de uma monarquia com poderes limitados pela lei e pelo parlamento.
III. Oliver Cromwell, que liderou as milícias do Parlamento contra as tropas reais na Revolução Puritana, adotava como critério de promoções o merecimento e não mais o nascimento.
IV. O Ato de Navegação, aprovado pelo Parlamento em 1651, traduziu o espírito liberal da Revolução Inglesa ao estabelecer que navios mercantes de quaisquer países podiam entrar em portos ingleses.
V. O compromisso entre Rei e Parlamento estabelecido pela Revolução Gloriosa inspirou-se na obra do filósofo Thomas Hobbes, e especialmente na sua concepção de contrato social.
São CORRETAS apenas as afirmativas:
a) II, IV e V.     
b) I, II e III.    
c) I, III e IV.    
d) II, III e V.      
e) I, IV e V.

03)(UFSCAR 2000) As revoluções contra o poder absolutista dos reis atravessaram grande parte da história moderna da Europa. Houve, no entanto, diferenças entre as revoluções francesa e inglesa. Assinale a alternativa correta.
a) Na França, a oposição ao absolutismo implicou, ao contrário do que ocorreu na Inglaterra, o estabelecimento de um regime republicano, mesmo que passageiro.
b) A revolução inglesa, diferentemente da francesa, reivindicou os direitos do Parlamento contra o arbítrio real, expressos por documentos escritos que remontavam à Idade Média.
c) A revolução inglesa, ao contrário da francesa, contou com o apoio popular na luta contra os reis absolutistas, desvinculando-se de disputas entre facções religiosas.
d) A luta contra o absolutismo na França distinguiu-se do processo que se desenvolveu na Inglaterra pela violência e execução do monarca absolutista.
e) A revolução francesa removeu os obstáculos impostos à economia pelo antigo regime, industrializando o país no século XVIII; na Inglaterra, ao contrário, a revolução conteve o crescimento econômico.

REVOLUÇÃO FRANCESA

01)(FGV 93) Às vésperas de passar por dupla revolução, a Revolução Industrial e a Revolução Francesa, a Europa Ocidental, do ponto de vista social, se caracterizava como:
a) uma sociedade de classes, isto é, constituída por indivíduos juridicamente iguais, onde o dinheiro não contava para nada.
b) uma sociedade de ordens (estamentos), isto é, constituída por indivíduos juridicamente desiguais, onde o sangue (nascimento) não contava para nada.
c) uma sociedade de castas, pois não havia nenhuma mobilidade social entre os indivíduos que compunham os diferentes grupos da sociedade.
d) uma sociedade ao mesmo tempo de ordens e de classes, onde tanto a burguesia quanto a nobreza viviam em perfeita harmonia social e política.
e) uma sociedade ainda constituída por ordens mas em avançado processo de formação de classes, marcada por vários tipos de tensões e conflitos políticos e sociais.

02)(UFSJ 04) “A Revolução Francesa se situa (...) no coração mesmo da história do mundo contemporâneo, na encruzilhada das diversas correntes sociais e políticas que dividiram as nações e ainda dividem. Filha do entusiasmo, inflama os homens pela recordação das lutas pela liberdade e pela independência, bem como pelo seu sonho de igualdade fraternal – ou suscita o ódio de muitos. Filha das luzes, concentra os ataques do privilégio e da tradição, ou seduz a inteligência pelo seu imenso esforço no sentido de organizar a sociedade sobre fundamentos racionais” (SOBOUL, Albert. História da Revolução Francesa, 1974)
São indicativos de realizações da Revolução Francesa:
a) a conservação dos privilégios da nobreza e a monarquia absolutista de direito divino.
b) o retorno à vida comunal camponesa e aos valores tradicionais nas aldeias e vilas.
c) a abolição da propriedade privada, a igualdade social e a ditadura do proletariado.
d) o fim dos privilégios feudais, a igualdade dos direitos civis e o Estado liberal laico.

03)(UFU 04) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, teve grande repercussão no mundo todo. Entretanto, segundo o historiador inglês Eric Hobsbawm: “Este documento é um manifesto contra a sociedade hierárquica de privilégios nobres, mas não um manifesto a favor de uma sociedade democrática e igualitária.Os homens nascem e vivem livres e iguais perante as leis., dizia seu primeiro artigo; mas ela também prevê a existência de distinções sociais, ainda que .somente no terreno da utilidade comum...”   (HOBSBAWM, Eric J. A era das revoluções. RJ: Paz e Terra, 1977, p. 77.)
Sobre a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789, assinale a alternativa correta.
a) A Declaração, inspirada nos ideais burgueses, tornou-se a base para a democratização do poder e do acesso à propriedade, ao promover a eliminação do regime monárquico e ao abolir o voto censitário durante a primeira fase da Revolução Francesa, além de incentivar a formação de associações de trabalhadores.
b) Os princípios de liberdade, igualdade, fraternidade e do direito à propriedade, principais bandeiras do movimento revolucionário francês, foram consagrados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, durante o predomínio dos jacobinos na fase da Convenção, tornando-a um símbolo da radicalidade popular contra nobres e burgueses.
c) A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão aprovada pela Assembléia Nacional, na França, foi inspirada na Declaração de Independência dos Estados Unidos, estabelecendo a igualdade de todos perante a lei, o direito à propriedade privada e de resistência à opressão, reforçando o princípio iluminista liberal-burguês.
d) A Declaração, sustentada pelo pensamento iluminista de Voltaire, teve fortes influências nos movimentos de independência das Américas espanhola e portuguesa, ao propor a instauração de regimes republicanos baseados na participação popular, por meio do voto universal.

04)(MACK julho 05) Robespierre assumiu um Estado à beira do colapso, em guerra contra uma coligação estrangeira, com revoltas populares e em plena crise financeira e social. É correto afirmar que, nesta fase da Revolução Francesa,
a) a antiga Assembléia Nacional Constituinte foi substituída imediatamente pelo Diretório, que tinha Robespierre como seu dirigente.
b) os girondinos, representantes da pequena burguesia e do proletariado, revoltaram-se e controlaram a Convenção Nacional, impondo medidas anti-populares.
c) foram consolidadas as conquistas da burguesia e encerrada a turbulência do ciclo revolucionário francês.
d) foi instituído o governo do Consulado, com o apoio de influentes políticos da Gironda, dispostos a restabelecer a ordem e a estabilidade das instituições.
e) os jacobinos criaram o Comitê de Salvação Pública e o Tribunal Revolucionário, encarregado de punir os inimigos da Revolução.

05)(PUC RJ 04) Quais das afirmativas abaixo apresentam, de modo correto, acontecimentos da Revolução Francesa nos quais os diversos grupos sociais e políticos implementaram ações que transformaram a sociedade da época?
I - Instalada a Assembléia Nacional (1789), os constituintes se apressaram em formular a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.
II - Grupos camponeses promoveram invasões e saques em propriedades rurais, influenciando a decisão da Assembléia Nacional de abolir os direitos feudais.
III - Durante a Convenção (1792-1794), houve a implantação da República e a adoção do sufrágio universal.
IV - O governo de Napoleão Bonaparte decretou o Código Civil, que incorporou na legislação francesa os princípios liberais burgueses.
Assinale:
a) Se somente I, III e IV estão corretas.       
b) Se somente I, II e IV estão corretas.                      
c) Se somente II, III e IV estão corretas.
d) Se somente I e III estão corretas.
e) Se todas as afirmativas estão corretas .

06)(IBMEC 07) Povo da França! Não desejamos perder tempo a responder a esses senhores, mas a ti dizemoste: a sagrada tarefa em que estamos empenhados não tem outro objetivo que não seja pôr termo às lutas civis e à miséria pública. (...) Chegou a hora das grandes decisões. O mal encontra-se no seu ponto culminante, está a cobrir toda a face da terra. O caos, sob o nome de política, há já demasiados séculos que reina sobre ela. Que tudo volte, pois, a entrar na ordem exata e que cada coisa torne a ocupar o seu posto. Ao grito de igualdade, os elementos da justiça e da felicidade estão a organizar-se. Chegou o momento de fundar a República dos Iguais, este grande refúgio aberto a todos os homens. Chegaram os dias da restituição geral. Famílias sacrificadas, vinde todas sentar-vos à mesa comum posta para todos os vossos filhos. (...)
Povo da França! Quais os sinais que nos permitem reconhecer as qualidades de uma Constituição? Aquela que se apóia integralmente sobre a igualdade é, na realidade, a única que te convém, a única que satisfaz as tuas aspirações. As cartas aristocráticas dos anos 1791 e 1795, em vez de romper as tuas cadeias, vieram consolidá-las. A de 1793 supôs ser um grande passo no sentido da igualdade real, mas não conseguiu, todavia esse objetivo e não apontou diretamente para a igualdade comum, embora consagrasse solenemente o grande princípio dessa igualdade.”.   (Graccus Babeuf. Manifesto dos Iguais de 1796)
O Manifesto dos Iguais questionava os rumos da Revolução Francesa durante o período do Diretório. Babeuf, porém, avançou suas críticas questionando a própria conduta da revolução francesa por ele considerada ainda insuficiente. A essência da crítica de Graccus Babeuf contida no fragmento acima se traduz na (o):
a) Fato de que a Convenção adotou uma constituição, a de 1793, em que as massas populares podiam votar consagrando a plena igualdade política.
b) Primeira fase da revolução, a burguesia tirou os privilégios da nobreza favorecendo o campesinato francês.
c) Napoleão Bonaparte instalou uma ditadura que excluía as massas populares da participação política na França.
d) Prática a sociedade francesa não vivenciou uma efetiva igualdade, mesmo no período da Convenção jacobina, em 1793.
e) Condenação aos defensores da igualdade como um mecanismo pernicioso que impedia o pleno desenvolvimento dos indivíduos.

07)(MACK 02) "As Revoluções [Inglesas e Francesa], além de outras peculiaridades, são notórias como canteiros de ideologias, particularmente ideologias populares de protesto. Em cada uma dessas revoluções esteve presente um elemento popular adicional que também lutava por um lugar ao sol".  (Georges Rude)
Assinale a alternativa que confirma a citação acima.
a) Nas Revoluções Inglesas do século XVII participaram não só os líderes do parlamento, os presbiterianos, mas também os niveladores e os sectários das classes inferiores ou subalternas. Na Revolução Francesa, a burguesia e seus aliados aristocratas – liberais tiveram de fazer frente aos camponeses e sans culottes urbanos.
b) Os girondinos eram o grupo radical mais próximo aos ideais populares durante a Revolução Francesa e foram os responsáveis pela aprovação da lei do Máximo.
c) Na Revolução Francesa, a nobreza teve que se aliar aos operários de Paris para poder impedir a onda de terror promovida pelos partidários de Robespierre e, na Inglaterra, Oliver Cromwell foi obrigado a se aliar aos Yeomen e aos Gentry, para poder impedir a formação do protetorado.
d) Durante as Revoluções Inglesas do século XVII, os Gentry se opuseram à nobreza de status e à aristocracia rural, devido a sua discordância com relação às leis de cercamento.
e) O diretório, liderado pelas forças revolucionárias de Gracco Babeuf, lançou as bases para a construção de um regime socialista na França. Na Inglaterra, a Revolução Puritana foi responsável pela Declaração de Direitos, que estabeleceu concessões à classe operária.

Nenhum comentário: