sexta-feira, 11 de novembro de 2011

EXERCÍCIOS CONGRESSO DE VIENA E ESTADOS UNIDOS

CONGRESSO DE VIENA ATÉ 1848

01)(FUVEST 99) “Um povo pode atingir bem-estar material sem táticas subversivas se ele for dócil, trabalhador e se esforçar sempre para melhorar” ( dos estatutos da Sociedade contra a Ignorância de Clermont-Ferrand, França, 1869). Sobre o texto, é correto afirmar que exprime um ponto de vista representativo 
a) da nobreza, que acreditava ser esse o único caminho possível para o povo melhorar sua condição;
b) dos trabalhadores, conscientes de que somente com educação e trabalho melhorariam sua condição;
c) da burguesia, preocupada com a questão social e com as idéias e teorias de inspiração anticapitalista;
d) do governo francês na III República, preocupando em eliminar a pobreza e a exploração sofrida pêlos trabalhadores;
e) das autoridades municipais, sensibilizadas com a ignorância e a miséria dos trabalhadores.

02)(PUCAMP 06) É correto afirmar que a fase reacionária instalada pelo Congresso de Viena em 1815 e expressiva até 1830 foi um breve intervalo entre a
a) época de proliferação de revoltas populares contidas pelo poder central e a difusão dos ideais de uma sociedade socialista.
b) desestabilização das monarquias absolutistas e o enfraquecimento dos ideais revolucionários franceses de igualdade.
c) remoção dos resquícios feudais e os entraves que impediam a afirmação de uma ordem burguesa igualitária e fraterna.
d) a derrota de Napoleão e a consolidação dos ideais burgueses de edificar um Estado e uma sociedade liberais.
e) difusão da ideologia comunista e a afirmação de princípios proletários de construir uma sociedade igualitária.

03)(UFTM Junho 10) As palavras são testemunhas que muitas vezes falam mais alto que os documentos. Consideremos algumas palavras que foram inventadas, ou ganharam seus significados modernos, substancialmente no período 1789-1848. Palavras como indústria, industrial, fábrica, classe média, classe trabalhadora, capitalismo e socialismo. Ou ainda liberal e conservador como termos políticos, nacionalidade, cientista, engenheiro, proletariado e crise econômica, todas elas cunhagens ou adaptações deste período”.   (Eric J. Hobsbawm. A era das revoluções. Adaptado.)
A partir do texto, pode-se inferir que, na Europa Ocidental, o período 1789-1848 caracterizou-se
a) pela dominação econômica da nobreza, que, graças ao Congresso de Viena, recuperou os privilégios baseados no nascimento.
b) pelas guerras e disputas entre países capitalistas e socialistas, que procuravam obter o controle político do continente.
c) pela irrupção de novas forças sociais e econômicas, responsáveis pelo triunfo da ordem burguesa.
d) pela disputa entre os que defendiam explicações baseadas na razão e os que seguiam os valores religiosos.
e) pela dominação da África, dividida em função dos interesses políticos e econômicos dos países europeus.

04)(UFU 01) “1848 foi a primeira revolução potencialmente global. (...) Num certo sentido, foi o paradigma de um tipo de 'revolução mundial' com o qual, dali em diante, rebeldes poderiam sonhar e que, em raros momentos (...) eles pensaram poder reconhecer. De fato, explosões simultâneas continentais ou mundiais são extremamente raras”.   (HOBSBAWM, E. A Era do Capital. São Paulo: Paz e Terra, 1982. p. 30.)
Sobre as revoluções de 1848, assinale a alternativa correta.
a) O caráter de "revolução mundial" de que se revestiram estes movimentos deveu-se à influência da Associação Internacional dos Trabalhadores – a 2ª Internacional – que possibilitou estender os movimentos não só por toda a Europa, mas também pelas principais cidades do continente americano.
b) As revoluções de 1848 foram movimentos do proletariado industrial num contexto de crise econômica, começando na Inglaterra e atingindo a França, Alemanha e Bélgica, derrubando os governos burgueses e instalando repúblicas de orientação socialista.
c) Foram movimentos que mesclaram os interesses liberais e nacionalistas da burguesia, em sua luta contra o absolutismo, às reivindicações e ao descontentamento das massas populares, canalizadas pelo socialismo, que pregava reformas radicais.
d) Essencialmente urbanas, as revoluções de 1848 foram movimentos de resistência contra o conservadorismo, organizadas e controladas pela burguesia européia, e inspiradas no liberalismo radical, sem a participação popular.

05)(FGV 09) “A nova onda se propagou rapidamente por toda a Europa. Uma semana depois da queda de Luís Filipe I, o movimento revolucionário tomou conta de uma parte da Alemanha e, em menos de um mês, já estava na Hungria, passando pela Itália e pela Áustria. Em poucas semanas, os governos dessa vasta região foram derrubados, e supostamente se inaugurava uma nova etapa da História européia, a Primavera dos Povos”.   (Luiz Koshiba, História – origens, estruturas e processos)
O texto faz referência:
a) à Belle Èpoque.                                  
b) às Revoluções de 1848.
c) à Restauração de 1815.
d) à Guerra Franco-Prussiana.   
e) às Revoluções liberais de 1820.

06)(PUC RJ Julho 09) No decorrer do século XIX, em sociedades do Ocidente europeu e em sociedades americanas, ocorreram processos de formação e de consolidação de Estados nacionais. A despeito das particularidades de cada um desses processos, houve pontos comuns. Assinale a afirmativa INCORRETA na identificação desses pontos.
a) Regulação da instrução primária.                                 
b) Implementação de governos democráticos.                 
c) Culto à memória e à história pátria.             
d) Delimitação de fronteiras territoriais.
e) Definição da cidadania política.

07)(UFF 03) Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda, segundo as correspondentes “ondas revolucionárias” do século XIX
1 – restringiu-se principalmente ao mediterrâneo,
 com destaque para a independência grega

 (  ) Onda Revolucionária de 1830
2- Foi representada pela Comuna de Paris
 (   ) Onda revolucionária de 1820
3 – Verificou-se a partir da derrubada dos Bourbons
na França e da independência belga.


4- Foi conhecida como a “Primavera dos Povos”.
 (   ) Onda revolucionária de 1848

Assinale a opção que contem a numeração na ordem correta
a) 1,2, 3.  
b) 2, 4, 1.   
c) 3,1,2.       
d) 3,1,4.   
e) 4, 3, 2.

08)(FUVEST 97) Qual dos países abaixo, não passou por nenhuma das várias revoluções políticas que marcaram a Europa no século XIX?
a) Itália         
b) Espanha  
c) Inglaterra  
d) Alemanha      
e) França

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

01)(FUVEST 97) “(em) Massachussetts o espírito do capitalismo estava presente antes do desenvolvimento capitalista” ... neste caso, a relação causal é, certamente, a inversa daquela sugerida pelo ponto de vista materialista”. (Max Weber,  A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo). A afirmação:
a) Valoriza a visão do materialismo sobre o desenvolvimento do capitalismo na Nova Inglaterra.
b) Sustenta, ao contrário do marxismo, que o espírito capitalista foi o criador do capitalismo moderno.
c) Coincide com a crítica marxista ao materialismo sobre a existência do capitalismo na Nova Inglaterra.
d) Diverge do marxismo ao defender a existência de uma fase de acumulação primitiva de capital.
e) Defende uma concepção consensual entre os historiadores sobre a origem do capitalismo.

02)(FATEC 02) A Lei do Açúcar (1764), a Lei do Selo (1765) e a Lei Townshend (1767) representaram, quando implementadas, para
a) os EUA, um estopim à declaração de guerra à França, aliada, incondicionalmente, aos interesses ingleses.
b) a França e a Inglaterra, formas de arrecadação e controle sobre o Quebec e sobre as Treze Colônias.
c) os EUA, uma excepcional oportunidade, pela cobrança destes impostos, à ampliação de seus mercados interno e externo.
d) as Treze Colônias, uma medida tributária que possibilitou a expansão dos negócios da burguesia de Boston na Europa, marcando, assim, o início da importância dos EUA no cenário mundial.
e) a Inglaterra, uma alternativa para um maior controle sobre as Treze Colônias, e, também, uma medida tributária que permitisse saldar as dívidas contraídas na guerra com a França.

03)(FUVEST 99) Pode-se dizer que o ponto de partida do conflito, entre as colônias inglesas da América do Norte e a Inglaterra, que levou à criação dos Estados Unidos em 1776, girou em torno da reivindicação de um princípio e de uma prática que tinha uma longa tradição no Parlamento Britânico.Trata-se do princípio e da prática conhecidos como:
a) Um homem, um voto (one man, one vote);
b) Nenhuma tributação sem representação ( no taxation without representation);
c) Declaração dos Direitos (Bill of Rights);
d) Equilíbrio entre os poderes (checks and balances);
e) Liberdade de religião e de culto (freedom of religion and worship).

04)(IBMEC Junho 2000) A partir do texto abaixo, aponte uma diferença entre a concepção liberal democrática norte-americana e a européia: “... A origem da democracia norte-americana é religiosa, situa-se nas comunidades de dissidentes protestantes que se estabeleceram no país nos séculos XVI e XVII. As preocupações religiosas transformaram-se depois em idéias políticas, como republicanismo, democracia e individualismo, mas a tonalidade inicial jamais desapareceu da consciência pública...”  (PAZ, Octavio. O ESTADO DE SÃO PAULO, 26/4/1998, p. D-2)
a) Ambas defendem os mesmos princípios, isto é, um governo democrático. A norte-americana estruturou-se numa monarquia, e a européia, em um governo republicano.
b) Por ter um fundamento religioso, a democracia nos Estados Unidos assegurou uma sociedade sem discriminações, ao contrário da européia, que, por ser anticlerical, privilegiou apenas o direito de propriedade.
c) Apesar de defenderem objetivos semelhantes, a democracia norte-americana erigiu-se nos fundamentos religiosos puritanos, enquanto a européia, fundada no pensamento iluminista, foi quase sempre laica e anticlerical.
d) A democracia liberal européia surgiu dos princípios morais do catolicismo, enquanto a norte-americana se originou nos fundamentos do pensamento absolutista francês do século XVIII.
e) Ambas estavam apoiadas em bases religiosas, contudo a democracia norte-americana foi conservadora e antiliberal, enquanto a européia, por ter sido revolucionária, defendeu uma sociedade igualitária.

05)(FGV 08) “São verdades incontestáveis para nós: que todos os homens nascem iguais; que lhes conferiu o Criador certos direitos inalienáveis, entre os quais o de “vida, o de liberdade e o de buscar a felicidade”.   (Declaração de Independência, 4 de julho de 1776)
Acerca da Independência das Treze Colônias, é correto afirmar que
a) a ruptura com a metrópole foi efetivada pelas classes sociais dominantes coloniais, o que fez com que as demandas dos mais pobres fossem barradas e que não houvesse solução imediata para a questão escravista.
b) comandada pelos setores mais radicais da pequena burguesia, os colonos criaram uma república federativa, considerando, como pilares fundamentais da nova ordem institucional, as igualdades política e social.
c) sua efetivação só foi possível devido à fragilidade econômica e militar da Inglaterra, envolvida com a Guerra dos Sete Anos com a França, além da aliança militar dos colonos ingleses com a forte marinha de guerra da Espanha.
d) o desejo por parte dos colonos de emancipar-se da metrópole Inglaterra nasceu em uma conjuntura de abertura da política colonial, na qual, a partir de 1770, as Treze Colônias foram autorizadas a comerciarem com as Antilhas.
e) o processo de ruptura colonial foi facilitado em decorrência das identidades econômicas e políticas entre as colônias do norte e as do sul, praticantes de uma economia de mercado, com o uso da mão-de-obra livre.

06)(UFV 02) Leia os trechos de notícias de jornais publicados nos Estados Unidos no século XIX:
(1)    “(...) um espírito de interferência hostil [de outras nações] para conosco, com o objetivo confesso de deformar nossa política e prejudicar nosso poder, limitando nossa grandeza e impedindo a realização de nosso Destino Manifesto, que é estendermo-nos sobre o continente que a Providência fixou para o livre desenvolvimento de nossos milhões de habitantes, que ano após ano se multiplicam”. (Democratic Review)
(2)    “A universal nação ianque pode regenerar e libertar o povo do México em poucos anos; e cremos que é parte de nosso destino civilizar esse  belo país e capacitar seus habitantes para apreciar algumas das numerosas vantagens e bênçãos de que dispõem”. (New York Herald)
(Citados por AQUINO, R.S.L. et  História das sociedades americanas. Rio de Janeiro: Livraria Eu e Você, 1981. p.140 .)
Quanto à história do expansionismo norte-americano no século XIX, pode-se afirmar que:
a)   na época, os Estados Unidos apossaram-se de várias áreas do território mexicano sem o pagamento de indenizações e, da mesma forma, apropriaram-se de áreas da França, da Inglaterra e da Rússia, orientados por seu “Destino Manifesto”
b)   as ações expansionistas dos Estados Unidos visavam empurrar suas fronteiras até o Oceano Pacífico e excluir a região sul do país porque nela predominava uma economia agrário-exportadora que impedia o avanço da industrialização.
c)   o expansionismo norte-americano sobre as colônias espanholas contou com o apoio da Santa Aliança porque ela pretendia ver instauradas repúblicas, livres e democráticas, nas metrópoles européias e em suas colônias.
d)   por força de seu “Destino Manifesto”, a descoberta  do ouro nas colinas californianas estreitou as relações entre mexicanos e americanos  evitando novos conflitos e disputas nas fronteiras, o que permitiu o acesso dos Estados Unidos ao Oceano Pacífico.      
e)   a imprensa dos Estados Unidos, na época, acreditava que eles tinham uma predestinação: a missão de civilizar povos inferiores do continente americano por causa de seu “Destino Manifesto”, ou seja, o seu domínio representava a vontade de Deus.

07)(FUVEST 09) “Uma casa dividida contra si mesma não subsistirá. Acredito que esse governo, meio escravista e meio livre, não poderá durar para sempre. Não espero que a União se dissolva; não espero que a casa caia. Mas espero que deixe de ser dividida. Ela se transformará só numa coisa ou só na outra.”  (Abraham Lincoln, em 1858.)
Esse texto expressa a
a) posição política autoritária do presidente Lincoln.
b) perspectiva dos representantes do sul dos EUA.
c) proposta de Lincoln para abolir a escravidão.
d) proposição nortista para impedir a expansão para o Oeste.
e) preocupação de Lincoln com uma possível guerra civil.

08)(UFU Julho 05) “Nos Estados Unidos, a Guerra de Secessão matou mais de 600 mil pessoas e teve características de guerra total, não só devido ao elevado número de mortos, mas também porque envolveu tanto as forças militares quanto a população civil.”  (FIGUEIRA, Divalte Garcia. História. São Paulo: Ática, 2002.)
A respeito da Guerra de Secessão e de seus desdobramentos, podemos afirmar que
I - as principais divergências entre os Estados do Norte e do Sul concentravam-se no aspecto da produção. As regiões sulinas praticavam a monocultura, na forma de plantation e com trabalho escravo, e o Norte, industrial e policultor, era contrário à escravidão e a favor do trabalho assalariado. Desse modo, os trabalhadores sulistas poderiam comprar os produtos fabricados no Norte.
II - a grande diferença entre o Norte, enriquecido pela produção industrial, e o Sul, dependente das exportações à Europa, devia-se à política comercial das duas regiões. O Norte sustentava-se pela defesa do livre-cambismo, com liberdade comercial e sem taxas protecionistas, enquanto o Sul, dependente da produção algodoeira, defendia o protecionismo alfandegário.
III - entre os fatores do separatismo dos Estados Confederados da América, do Sul em relação ao Norte, figurava o aspecto cultural. Enquanto a maioria da população nortista era livre, formada por empresários interessados no desenvolvimento industrial e nacional, no Sul predominava uma mentalidade rural, escravista e aristocrática, com interesses regionais.
IV- com a vitória do Norte sobre os Confederados, a abolição da escravidão foi estendida a todos os Estados americanos, criando-se condições para a participação dos negros na política nos Estados do Sul e nos postos de trabalho abertos com a industrialização no Norte.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas I e IV são corretas.    
b) Apenas I e III são corretas.
c) Apenas II e III são corretas. 
d) Apenas III e IV são corretas.

09)(UEM 07) Ao longo do século XIX, os Estados Unidos da América viveram um grande crescimento populacional e uma expansão territorial. Tais fatos conduziram a uma “marcha para o Oeste”, imortalizada no cinema pelos filmes de “faroeste”. Sobre os Estados Unidos da América no século XIX, assinale a alternativa incorreta.
a) As disputas entre o Norte, industrialista e protecionista, e o Sul, livre-cambista e escravista, desencadearam conflitos que conduziram à Guerra de Secessão.
b) A distribuição de terra a estrangeiros, autorizada em 1862, acelerou a ocupação rumo ao Pacífico e a conquista de terras indígenas.
c) Ao longo da segunda metade século XIX, os EUA viveram um grande crescimento econômico. Entre os ramos industriais que mais cresceram, destacam-se as indústrias têxtil, siderúrgica e metalúrgica.
d) A incorporação do Texas conduziu a uma guerra contra o México. Após a guerra, os EUA anexaram Nevada, Califórnia, Utah, Arizona e Novo México.
e) A vitória da União (estados do Norte) sobre os Estados Confederados (Sul) colocou fim aos conflitos raciais nos Estados Unidos e possibilitou a construção de uma “Democracia Racial” na América.

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