segunda-feira, 21 de novembro de 2011

EXERCíCIOS I GUERRA MUNDIAL

I GUERRA MUNDIAL


01)(UFSJ 06) A Belle Époque, como a visão de mundo da burguesia européia da virada dos séculos XIX e XX, caracterizou-se
a) pela desconfiança em relação ao progresso material e ao Liberalismo, porque o crescimento da produção e as inovações científicas perdiam-se no caos do livre mercado, causando a concentração de renda e a exclusão dos pobres na Europa e na periferia.
b) pelo desencanto com o progresso, devido à percepção do impacto ecológico da expansão do capitalismo monopolista e das novas invenções como as ferrovias, a indústria química e os navios a vapor e ao horror pela destruição das culturas não européias.
c) pela crença no progresso resultante da prosperidade econômica e inovações científicas como a eletricidade, a locomotiva, o telégrafo, o cinema etc., e na superioridade racial e cultural branca e européia sobre os povos da periferia do capitalismo.
d) pela confiança no progresso, devido à convicção de que o Estado disciplinaria o crescimento econômico e a inovação científica controlando os prejuízos ecológicos e o consumismo de maquinismos inúteis e promoveria a interação com as culturas não européias.

02)(FGV 07) O contexto europeu do final do século XIX e início do XX relaciona-se à eclosão da Primeira Guerra Mundial porque
a) a Primeira Revolução Industrial desencadeou uma disputa, entre os países europeus, por fontes de carvão e ferro e por consumidores dos excedentes europeus.
b) a unificação da Itália rompeu o equilíbrio europeu, pois fez emergir uma nova potência industrial, rival da Grã-Bretanha e do Império Austríaco.
c) o revanchismo alemão, devido à derrota na Guerra Franco-Prussiana, fez a Alemanha desenvolver uma política militarista e expansionista.
d) a difusão do socialismo, principalmente nos Bálcãs, acirrou os movimentos emancipacionistas na área, então sob domínio do Império Turco.
e) a corrida imperialista, com o estabelecimento de colônias e áreas de influência na África e na Ásia, aumentou as rivalidades entre os países europeus.

03)(MACK 05) “Foi durante a Primeira Guerra Mundial que floresceu e se divulgou com maior intensidade a música negra nos EUA: o jazz e o blues. (...) Houve uma verdadeira busca de ritmos e sons diferentes, emocionantes, como os africanos e latino-americanos”. (Eric J. Hobsbawm)
A busca de novos estilos e tendências artísticas, nos EUA e na Europa, após o fim da Primeira Guerra, refletia
a) a euforia pela conquista da vitória pelos participantes da Tríplice Aliança, após a entrada dos EUA no conflito, em 1917. Isso contagiou o mundo ocidental de otimismo.
b) a busca de um novo sentido para a vida, uma forma inovadora de compreender o mundo do pós-guerra, de uma Europa destruída materialmente, dependente economicamente dos EUA e arrasada pelo elevado índice de mortos.
c) o apoio financeiro e material norte-americano, fundamental para a vitória da Entente e seus aliados, que, sob a forma de agradecimento, passaram a não mais rejeitar, a arte produzida nos EUA.
d) graças ao seu poder criador e à eterna busca do homem pela novidade, ele foi capaz de superar os prejuízos resultantes da guerra e, por meio de um novo ritmo, recuperar o antigo prestígio econômico europeu.
e) uma atitude condescendente por parte da Europa, berço cultural da humanidade, em reconhecimento ao grande número de baixas sofridas pelo exército norte-americano durante a guerra.

04)(UNESP Julho 08) “A vitória da Inglaterra, da França e dos Estados Unidos na primeira guerra tinha o caráter de consagração da democracia e de triunfo definitivo do liberalismo sobre as tramas reacionárias do Congresso de Viena. A guerra também agudizou os conflitos entre diversos grupos e segmentos sociais e nacionais; além disso, ela agravou as desigualdades sociais, privilegiando alguns em detrimento de muitos”.  (Luis César Rodrigues, A primeira guerra mundial. Adaptado.)
Segundo o autor, a primeira guerra
a) politicamente, destruiu as frágeis estruturas dos Estados liberais e fortaleceu os Estados reacionários e, socialmente, garantiu direitos para a imensa maioria.
b) significou a vitória dos Estados liberais, a destruição das estruturas políticas herdadas do Congresso de Viena e o aprofundamento dos conflitos sociais.
c) trouxe instabilidade política entre os Estados absolutistas vitoriosos e os Estados liberais derrotados e estabilidade social para as diferentes classes sociais.
d) garantiu a estabilidade política e econômica na Europa com a vitória das forças reacionárias, porém, gerou crescentes tensões sociais.
e) preservou as estruturas políticas nascidas a partir do Congresso de Viena, enfraqueceu os Estados liberais e neutralizou os conflitos sociais.

05)(UFV 09) Com relação à I Guerra Mundial, NÃO representa uma de suas conseqüências:
a) o fim da hegemonia econômica européia sobre o mundo, superada pelo crescimento do capitalismo norte americano.
b) o incremento na industrialização de países latino-americanos, diminuindo a dependência das importações de produtos industriais.
c) a reestruturação das forças políticas européias, com o enfraquecimento da Alemanha, penalizada com as medidas do Tratado de Versalhes.
d) a falência da Organização das Nações Unidas, que não conseguiu impedir o aparecimento de regimes nazi-fascistas na Europa.

06)(IBMEC 09) Podemos relacionar o trecho os exilados que exportaram a cultura de Weimar para todo o Mundo com: “Quando pensamos em Weimar [na República de Weimar], pensamos em modernismo em arte, literatura e pensamento; pensamos em rebelião, dos filhos com os pais, dos dadaístas contra a arte, berlinenses contra os musculosos filisteus, libertinos contra moralistas retrógrados; pensamos em “A Opera dos três vinténs”, “O Gabinete do Dr. Caligari”, “A Montanha Mágica”, Bauhaus, Marlene Dietrich. E pensamos, acima de tudo, nos exilados que exportaram a cultura de Weimar para todo o Mundo.”  (Peter Gay. A cultura de Weimar. Paz e Terra.)
a) o final da Grande Guerra, em 1918, quando a Alemanha, obrigada a assinar O Tratado de Versalhes, caiu numa forte crise política e econômica.
b) a quebra da bolsa de Nova Iorque, em 1929, que afetou a Alemanha, em melhores condições econômicas nesse momento, e levou-a ao colapso.
c) o início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, quando a Alemanha e a Áustria-Hungria declararam guerra à Rússia e à França.
d) a ascensão do nazismo, em 1933, que trouxe consigo a suspensão dos direitos civis e a gradativa marginalização dos judeus.
e) ao início da Segunda Guerra Mundial, em 1939, quando a Alemanha realizou a Blitzkrieg (guerra-relâmpago) sobre a Polônia, anunciando o desejo de um império alemão.

07)(UNESP 11)
A peça Fonte foi criada pelo francês Marcel Duchamp e apresentada em Nova Iorque em 1917.   (Fonte – obra de Marcel Duchamp, fotografada por Alfred Stieglitz.)
A transformação de um urinol em obra de arte representou, entre outras coisas,
a) a alteração do sentido de um objeto do cotidiano e uma crítica às convenções artísticas então vigentes.
b) a crítica à vulgarização da arte e a ironia diante das vanguardas artísticas do final do século XIX.
c) o esforço de tirar a arte dos espaços públicos e a insistência de que ela só podia existir na intimidade.
d) a vontade de expulsar os visitantes dos museus, associando a arte a situações constrangedoras.
e) o fim da verdadeira arte, do conceito de beleza e importância social da produção artística.

REVOLUÇÃO RUSSA
01)(UNIMONTES 09) O governo provisório foi deposto, a maioria dos membros está presa. O poder soviético proporá uma paz democrática e imediata a todas as nações. Ele procederá à entrega aos comitês camponeses dos bens da Igreja, dos grandes proprietários e da Coroa. Ele estabelecerá o controle operário sobre a produção, garantirá a convocação da Assembléia Constituinte para a data marcada.   (FERRO, Marc. A revolução russa de 1917. S. Paulo: Perspectiva, 1974, p. 126.)
Com base no texto e nos seus conhecimentos, é CORRETO afirmar que
a) o texto trata do ensaio revolucionário ocorrido em 1905, que teve início com o episódio conhecido como “domingo sangrento”.
b) o documento revela a intolerância russa em relação a outras nacionalidades, após a derrubada do governo czarista.
c) o Congresso dos sovietes de operários, soldados e camponeses, que proclamou o documento acima, colocou em prática a tese “Todo poder aos sovietes”.
d) o documento revela as contradições dos sovietes ao devolver a terra aos proprietários e coletivizar as indústrias.

02)(FGV maio 05) “Caros camaradas, soldados, marinheiros e trabalhadores, tenho o prazer de congratulá-los pela vitória da revolução russa, saudá-los como a vanguarda do exército proletário internacional (...) A guerra do banditismo imperialista é o começo da guerra civil na Europa. (...). Na Alemanha, tudo já está fermentando! Não hoje, mas amanhã, qualquer dia, pode ocorrer o colapso geral do capitalismo europeu. A revolução russa que vocês realizaram deu o golpe inicial e inaugurou uma nova era. (...). Viva a Revolução Social Internacional!”  (Discurso de Lenin em 16 de abril de 1917, citado em Wilson, E., Rumo à estação Finlândia. São Paulo: Cia. das Letras, 1986.)
Assinale a alternativa que melhor apresenta a temática central do discurso de Lenin:
a) O apelo à manutenção da ordem interna em meio ao processo revolucionário bolchevique.
b) A defesa da união de russos e alemães contra os imperialistas, na Primeira Guerra Mundial.
c) a defesa da permanência russa na Primeira Guerra Mundial como fator necessário à desestabilização do capitalismo internacional.
d) O triunfo da revolução menchevique na Rússia como o primeiro passo para a revolução socialista mundial.
e) A comemoração por conta da derrocada do sistema capitalista internacional, com o fim da Primeira Guerra Mundial.

03)(UFJF 09) Leia os versos a seguir. Eles fazem parte do Hino Nacional da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) adotado em 1944: “A grande mãe Rússia consolidou para sempre/ A união indestrutível das repúblicas livres./ Viva a criada pela vontade dos povos,/ Única, poderosa União Soviética./ Formamos o nosso exército nas batalhas,/ Varreremos os infames inimigos do caminho!/ Nas batalhas, decidimos o destino das gerações,/ Levaremos nossa Pátria para a glória !”
Sobre o processo histórico soviético durante o século XX, é INCORRETO afirmar que:
a) nos anos 20, apesar da adoção dos princípios socialistas, a Nova Política Econômica (NEP) teve como lema “...voltar um passo atrás, para depois avançar dois passos à frente” com a retomada de algumas práticas capitalistas.
b) nos anos 30, a falta de planejamento econômico estratégico contribuiu para que a economia soviética fosse uma das mais afetadas pelas repercussões da crise de 1929.
c) nos anos 40, as lideranças políticas soviéticas procuraram reforçar a idéia de grandeza da URSS e a importância da unidade entre as repúblicas que a compunham.
d) nos anos 50, a URSS ampliou sua área de influência sobre o leste do continente europeu através de alianças como o Pacto de Varsóvia, que apresentava uma natureza militar.
e) nos anos 60, a URSS buscou demonstrar sua superioridade tecnológica, investindo, por exemplo, na corrida espacial, o que permitiu o lançamento do 1º homem ao espaço.

04)(UNESP 94) Leon Trotski argumentava em 1904 que a tese política defendida por Lênin poderia “conduzir a organização do partido a substituir o partido. O Comitê central a substituir a organização do partido, e finalmente um “ditador” a substituir o Comitê central”. (Trotski, “Nossas Tarefas Políticas”, Brochura redigida e publicada em 1904, em Genebra). Assinale a alternativa com o nome do responsável pelo regime que na prática, confirmou a previsão de Trotski.
a) Bukharin 
b) Stálin       
c) Kalinin 
d) Brejnev   
e) Molotov

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