sexta-feira, 18 de novembro de 2011

EXERCÍCIOS UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ E IMPERIALISMO

UNIFICAÇÃO ITALIANA E ALEMÃ

01)(FGV 05) Sobre o processo de unificação da Itália e seus desdobramentos, é correto afirmar que:
a) O processo de unificação levou ao agravamento das tensões no campo, principalmente na parte sul da península, o que provocou uma intensa onda migratória de camponeses miseráveis para outras partes da Europa e para a América.
b) A partir das divisões estabelecidas pelo Congresso de Viena, no início do século XIX, as lutas pela unificação foram refreadas pela presença de tropas alemãs nos territórios da península.
c) Nas lutas pela unificação, destacaram-se as lideranças do conde Cavour, pelos republicanos, e de Giuseppe Garibaldi, pelos monarquistas, este último conhecido dos brasileiros por sua participação na Guerra dos Farrapos.
d) Apesar de a unificação ter-se dado em 1871, questões com a Igreja Católica e com a Áustria se mantiveram até o século XX. No caso da Igreja, a questão só foi solucionada após a Segunda Guerra Mundial, com a derrota do fascismo.
e) Norte e sul da península tinham propostas diferentes para a construção do novo país. Sob o comando de Garibaldi, os italianos do norte conseguiram impor o modelo republicano ao novo país.

02)(UFV 09) Sobre o processo de unificação política e territorial da Itália e Alemanha, ocorrido na segunda metade do século XIX, é CORRETO afirmar que:
a) a unificação da Alemanha recebeu apoio da França, que pretendia diminuir a influência econômica e a ameaça militar da Rússia na região.
b) as burguesias nacionais da Alemanha e da Itália não apoiaram os movimentos de unificação, pois temiam uma diminuição do mercado interno e das exportações de seus produtos para os países contrários à unificação.
c) a unificação italiana ocorreu em torno da monarquia piemontesa, e abriu um período de conflito intenso com o papado.
d) o processo de unificação foi sendo conduzido pelos Estados mais industrializados de cada uma dessas regiões, a saber: a Sicília, na Itália, e a Prússia, na Alemanha.

03)(PUCRS 04) Em 1871, alterava-se profundamente o quadro geopolítico europeu com a conclusão do processo de unificação da Alemanha sob hegemonia prussiana e a criação do “Segundo Reich”. É correto afirmar que um componente político fundamental da estratégia prussiana de unificação foi o _________, tendo como base social decisiva _________ .
a) republicanismo a alta burguesia                
b) nacional-socialismo os operários fabris 
c) militarismo a aristocracia fundiária
d) nacional-socialismo a alta burguesia   
e) militarismo os operários fabris.

IMPERIALISMO

01)(FGV 05) “As perspectivas de desenvolvimento econômico e progresso científico pareciam infinitas no princípio do século.As estradas de ferro se espalhavam por todo o mundo (...) O cientista italiano Guglielmo Marconi preparava-se para transmitir, pela primeira vez, sinais de rádio através do Oceano Atlântico.O automóvel, o telefone e o cinema se popularizaram, mudando a face das cidades.”  (Brener, J., Jornal do século XX, São Paulo, Moderna, 1998, p. 24.)
O texto refere-se a um contexto de inovações tecnológicas propiciadas:
a) Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pelo surgimento das primeiras fábricas, da utilização da máquina a vapor e de matérias primas como o carvão e ferro.
b) Pela Revolução Agrária Européia, marcada pela mecanização da produção agrícola e pela estruturação fundiária em pequenas e médias propriedades.
c) Pelo Período Entre-Guerras, marcado pela expansão da economia industrial e pela disseminação do liberalismo como referência econômica entre as potências européias.
d) Pela Primeira Revolução Industrial, marcada pelo desenvolvimento industrial norte-americano e pela proliferação da produção de eletrodomésticos.
e) Pela Segunda Revolução Industrial, marcada pela aplicação de descobertas científicas à produção, pela utilização da energia elétrica e o desenvolvimento de indústrias químicas.

02)(IBMEC Junho 03) O jornal O Estado de S. Paulo, publicou em sua edição de 1 de janeiro de 1900 o seguinte texto: “Nenhum homem se parece menos com Robinson Crusoé do que o do século XIX. Nenhum veio ao mundo mais apercebido de armas e recursos para ferir com vantagem a luta pela existência. (...) Outrora gastavam-se sessenta e sete dias numa viagem de Lisboa ao Rio de Janeiro. Hoje transpõe-se essa distância em onze dias. (...) Hoje, as comunicações fazem-se pelo telégrafo, tão prontas como clarões de relâmpagos. (...) Outrora, o som da voz humana extinguia-se a alguns metros do homem que o emitia. Hoje, a eletricidade transmite-a, clara, a léguas e léguas de distância. (...) Outrora receava-se que o dispêndio sempre crescente de carvão viesse afinal a paralisar o desenvolvimento das indústrias. Hoje, já esses receios se vão apagando”  (COSTA, Angela Marques da; SCHWARCZ, Lilia Moritz. 1890-1914: no tempo das certezas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000, p. 57-8).
Esse contexto está relacionado ao advento da Segunda Revolução Industrial (Revolução Científico-tecnológica). Baseado no texto acima e em seus conhecimentos, aponte qual dos enunciados abaixo não está relacionado a esse contexto:
a) esse período foi caracterizado pela aplicação de descobertas científicas em processos de produção. Novos inventos e experiências, associados a grandes empresas multinacionais, foram viabilizados economicamente.
b) desenvolvimento da indústria do ferro e máquinas a vapor a partir da exploração do carvão, propiciando o surgimento de grandes indústrias têxteis com o uso dos teares mecânicos.
c) aplicação e exploração econômica de inventos disponibilizados para o uso cotidiano, como a iluminação elétrica, o telefone, automóveis e aparelhos de uso doméstico (como a geladeira e o fogão a gás).
d) desenvolvimento da indústria química, siderúrgica e novos ramos metalúrgicos, como o alumínio, cobre, níquel e aços especiais, influenciando várias áreas industriais.
e) pesquisa e desenvolvimento de novos potenciais energéticos, como a eletricidade (construção de grandes usinas hidrelétricas) e os derivados de petróleo, substituindo em grande escala antigos combustíveis.

03)(UNESP Julho 09) “O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado. Pense nas estrelas que vemos à noite, esses mundos que jamais poderemos atingir. Eu anexaria os planetas, se pudesse... Sustento que somos a primeira raça do mundo e quanto mais do mundo habitarmos, tanto melhor será para a raça humana ... Se houver um Deus, creio que Ele gostaria que eu pintasse o mapa da África com as cores britânicas”.  (Cecil Rhodes (1853-1902), O último desejo e testamento de Cecil Rhodes apud Leo Huberman, História da riqueza do homem). O texto refere-se à
a) partilha do continente africano deliberada em 1885, na Conferência de Berlim, que teve por objetivo maior promover a riqueza dos países pobres por meio dos investimentos europeus.
b) expansão européia, realizada segundo os preceitos mercantis, que visava ao acúmulo de metais preciosos abundantes e pouco valorizados pelos habitantes nativos do continente africano.
c) procura de novos mercados para a produção industrial e os capitais bancários europeus, prejudicados pela instabilidade política da América Latina, que impedia o crescimento das trocas.
d) expansão imperialista na África, liderada pela Inglaterra e França no século XIX, ligada ao capitalismo industrial, evidenciando a idéia de superioridade e de preconceito contra os colonizados.
e) fragmentação do continente africano desde meados do século XIX para garantir a ajuda aos nativos que, incapazes de explorar suas próprias riquezas, necessitavam de capitais europeus.

04)(CESGRANRIO) Sobre a expansão européia na África, na Oceania e na Ásia, no final do século XIX, são corretas as afirmações abaixo, com exceção de uma:
a) A necessidade de dominar regiões que pudessem absorver parcelas de capital cujo investimento lucrativo era mais limitado na Europa, onde a economia era cada vez mais dominada pelas empresas monopolistas.
b) Havia o interesse em subjugar regiões em estágio de desenvolvimento inferior, de forma a estabelecer trocas internacionais que atendessem às diferentes necessidades do pólo colonizado e do colonizador.
c) Havia a necessidade de dominar áreas situadas em pontos estratégicos nas principais rotas marítimas, em função do acirramento da concorrência entre as potências européias mais desenvolvidas.
d) O interesse por estas regiões explicava-se também pela necessidade de subjugar áreas que pudessem absorver imigrantes europeus, oriundos, em sua maior parte, das populações rurais.
e) Havia a necessidade de dominar áreas que pudessem fornecer matéria-prima para indústrias européias e força de trabalho a preços mais baixos do que aqueles pagos aos operários europeus.

05)(UNIMONTES Junho 09) O mundo está quase todo parcelado e o que dele resta está sendo dividido, conquistado, colonizado.  (Cecil Rhodes, colonialista inglês)
Em síntese, a guerra de 1914-1918 tinha por objetivo a redistribuição do mundo entre dois grupos imperialistas principais, sendo seu motor fundamental o antagonismo anglo-germânico. (Lênin)
(FARIA, Ricardo de Moura. História 2. Belo Horizonte: Lê, 1995, p. 47, 62)
Os dois textos citados, produtos e descrição de um contexto histórico,
a) convergem quanto à interpretação da conjuntura imperialista entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, do mesmo modo que são compatíveis os projetos de sociedade de seus autores.
b) referem-se a um mundo próspero e pacífico, marcado pelo avanço tecnológico e expansão das instituições políticas liberais burguesas, especialmente no hemisfério Sul.
c) são testemunhos de um tempo de hegemonia européia, modernização japonesa, crescimento econômico e expansão territorial norte-americana.
d) descrevem a economia internacional que emergiu da primeira revolução industrial, fenômeno que instituiu, na história, de forma clara e pioneira, a divisão e o parcelamento do trabalho.

06)(PUC RJ 98) Ao longo da segunda metade do século XIX, as principais potências capitalistas consolidaram seu domínio sobre vastas regiões do globo. Tal corrida colonial deu-se sob a égide do imperialismo. As alternativas abaixo, com EXCEÇÃO de uma, descrevem características desse conjunto de mudanças. Assinale-a:
a) A divisão da maior parte dos continentes africano e asiático em decorrência do processo de conquista militar e econômica realizado pelos europeus.
b) O surgimento, nas áreas coloniais, de uma elite nativa ocidentalizada, que acabaria tendo um papel fundamental nos processos de independência ocorridos ao longo do século XX.
c) O desenvolvimento de uma economia internacional baseada na concorrência por mercados para consumo de produtos manufaturados e para investimentos de capitais.
d) O fortalecimento dos ideais nacionalistas nos países capitalistas centrais e a intensificação da produção armamentista por parte de seus respectivos governos.
e) A aceitação da dominação imperialista, pelas populações coloniais, como fato que permitiria a superação gradual da pobreza e da barbárie pelo progresso e pela civilização.

07)(FGV 07) Até hoje se sonha com uma sociedade perfeita, justa e harmoniosa – utópica. No século XIX, o Romantismo produziu muitas utopias, que influenciaram duas correntes ideológicas diferentes: o socialismo e o nacionalismo. A partir de 1848, tais idéias passaram para o campo concreto das lutas sociais na Europa. Já nas novas áreas de domínio colonial, o nascente nacionalismo assumiu o caráter de luta contra a exploração e a presença estrangeira. Respectivamente, os movimentos que exemplificam o socialismo, o nacionalismo na Europa e o nacionalismo contra o domínio europeu são
a) a Comuna de Paris, a unificação da Alemanha e a Revolta dos Boxers.
b) o ludismo, a independência da Grécia e a Guerra dos Cipaios.
c) a Internacional Socialista, a Revolução do Porto e a Guerra do Ópio.
d) a Revolução Praieira, a independência da Bélgica e a Guerra dos Bôeres.
e) o Cartismo, a unificação da Itália e a Revolução Meiji.

08)(UFTM Junho 09) A obra de Charles Darwin (1809-1882) – Sobre a origem das espécies por meio da seleção natural ou a conservação das raças favorecidas na luta pela vida – publicada em 1859, causou grande polêmica. Naquele contexto histórico, suas idéias extrapolaram o campo da biologia, servindo para que alguns intelectuais e políticos justificassem a
a) necessidade de divulgar a fé cristã em outros continentes.     
b) superioridade dos mestiços frente às raças puras.      
c) missão civilizadora do homem branco na África e Ásia.
d) degeneração de todas as raças nas áreas coloniais.
e) divisão dos países europeus em civilizados e primitivos.

 

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