quarta-feira, 16 de novembro de 2011

EXERCÍCIOS INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA E DOUTRINAS SOCIAIS

INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA

01)(UFSCAR 2000) O processo de independência das colônias latino-americanas deve ser compreendido como parte das contradições e das crises do Antigo Regime. Assinale a alternativa que melhor explicita o fator que contribuiu para precipitar o referido processo.
a) Democratização gradual das instituições coloniais, permitindo a crescente participação política de setores populares.
b) Organização de forças militares coloniais, compostas pela população local, através do estabelecimento do serviço militar obrigatório.
c) Intervenção militar dos Estados Unidos da América do Norte nas nações latino-americanas, procurando libertá-las do jugo europeu.
d) Oposição dos senhores locais à abolição do trabalho compulsório nas áreas coloniais pelas elites ilustradas metropolitanas.
e) Luta por uma reorganização comercial que permitisse um contato direto entre os produtores da América e o recém industrializado país europeu.

02)(UFU Julho 02) Sobre o processo histórico da emancipação política das colônias hispano-americanas, é correto afirmar que
I - influenciados pelas idéias iluministas, os movimentos de independência na América hispânica definiram-se ideologicamente pela implantação de sociedades democráticas, em que o voto universal, a liberdade e igualdade de todos foram garantias para o fortalecimento das repúblicas federativas em todo o continente.
II - as populações indígenas, que constituíam o campesinato escravizado pelos espanhóis, viram esses movimentos como libertação da exploração a que eram submetidas. Por isso, foram a principal base de sustentação dos movimentos de independência liderados pelos criollos.
III - no México, o caráter social e étnico, assumido inicialmente pelo movimento de independência, deve-se à organização e mobilização das populações camponesas e indígenas, que lutaram para eliminar os privilégios da aristocracia criolla e espanhola.
IV - a independência política das colônias hispano-americanas está relacionada à invasão da Península Ibérica pelas tropas de Napoleão Bonaparte, que depuseram o rei espanhol, criando, assim, um vazio de poder. Esse vazio de poder foi preenchido pelas Juntas Governativas, que assumiram o direito de autogovernar-se.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas III e IV    c) Apenas II e IV                         
b) Apenas I e II       d) Apenas II e III

03)(UNESP 08) Octávio Paz, escritor mexicano, assim se referiu à participação de índios e mestiços no movimento de Independência do México: “A guerra se iniciou realmente como um protesto contra os abusos da metrópole e da alta burocracia espanhola, mas também, e sobretudo, contra os grandes latifundiários nativos. Não foi a rebelião da aristocracia contra a metrópole, mas sim a do povo contra a primeira. Daí que os revolucionários tenham concedido maior importância a determinadas reformas sociais que à independência propriamente dita: Hidalgo decreta a abolição da escravatura; Morelos a divisão dos latifúndios. A guerra de Independência foi uma guerra de classes e não se compreenderá bem o seu caráter se ignorarmos que, diferente do que ocorreu na América do Sul, foi uma revolução agrária em gestação”.    (O labirinto da solidão, 1976.)
Segundo o autor, a luta pela Independência do México
a) contou com o apoio dos proprietários rurais, embora eles considerassem desnecessária a questão da ruptura com a Espanha.
b) opôs-se aos ideais políticos do Iluminismo europeu, dividindo o país em regiões politicamente independentes.
c) recebeu a solidariedade de movimentos revolucionários europeus, dado o seu caráter de guerra popular.
d) enfraqueceu o Estado Nacional, favorecendo a anexação de territórios mexicanos pelos Estados Unidos da América.
e) apresentou um caráter popular, manifestando questões sociais de longa duração na história do país.

04)(PUC 09) As independências políticas na América assumiram diversas formas. Sobre elas, e possível afirmar que a
a) do Haiti, em 1804, foi a única que contou com participação escrava e levou a abolição da escravidão e a organização de um governo de colaboração entre os negros haitianos e os ex colonizadores franceses.
b) de Cuba, em 1898, foi a ultima dentre as posses coloniais da Espanha na América e levou a anexação da ilha caribenha ao território dos Estados Unidos, com quem Cuba já comercializava desde o inicio de sua colonização.
c) dos Estados Unidos, em 1776, foi a primeira emancipação nas Américas e levou a adoção de um modelo federalista que reconhecia as diferenças políticas e econômicas entre as ex colônias do sul e do norte do litoral atlântico.
d) da Argentina, em 1816, foi a responsável pela fragmentação política do antigo Vice-Reino do Rio da Prata e levou a libertação imediata das terras do Chile ate o México e a expulsão da Espanha do continente americano.
e) do Brasil, em 1822, foi a única que contou com a aceitação imediata do colonizador e levou a adoção de uma monarquia que unificava os reinos de Portugal e do Brasil sob uma mesma base constitucional.

05)(UEL 07) Jean Jaques Dessalines, um dos líderes da revolução do Haiti, declara: “Salvei a minha pátria. Vinguei a América... Nunca mais um colono europeu porá o pé neste território com o título de amo ou de proprietário.”  (Fonte: DOZER, D. M. América Latina: uma perspectiva histórica. Tradução de Leonel Zallandro. Porto Alegre; Editora Globo; São Paulo; Edusp, 1996. P.191, 192.)
Baseado nesta declaração e nos conhecimentos sobre o tema,é correto afirmar que:
a) Após a independência, as rebeliões feitas pela população negra e mulata contra a exploração colonialista e os exércitos franceses deixaram de fazer parte do cotidiano da população haitiana.
b) Dessalines, como líder revolucionário, conseguiu promover a unidade territorial do Haiti, unindo a metade oriental da ilha com a parte ocidental, que continuava escravista.
c) A emancipação do Haiti deu-se em função das contradições sociais existentes nessa colônia e configurou-se num movimento de caráter político, econômico e social, visando estabelecer uma nova ordem sobre bases democráticas.
d) O Haiti emancipado foi dirigido por governantes democráticos, cujos princípios assemelhavam-se aos da Revolução Francesa, como liberdade, igualdade e fraternidade.
e) Os negros e mulatos, mesmo sendo a maioria, não tiveram força suficiente para promover a emancipação em função da superioridade estratégica e armamentícia do exército francês.

06)(FUVEST 96) Simon Bolívar escreveu a conhecida Carta da Jamaica de 1815."Eu desejo, mais do que qualquer outro, ver formar-se na América [Latina] a maior nação do mundo, menos por sua extensão e riquezas do que pela liberdade e glória." Sobre esta afirmação podemos dizer que:
a) Tal utopia da humanidade, compartilhado por outros líderes da independência, como San Martin e O "Higgins, não vingou por ineficiência de Bolívar .
b) Inspirou a união entre Bolívia, Colômbia e Equador que formaram, por mais de uma década, uma única nação, fragmentada, em 1939, por problemas políticos.
c) Bolívar foi o primeiro a pensar na possibilidade da unidade, idéia posteriormente retomada por muito políticos e intelectuais latino-americanos.
d) Essa idéia, de grande repercussão entre as lideranças dos movimentos pela independência, foi responsável pela estabilidade da unidade centro-americana.
e) Bolívar foi uma voz solitária, nestes quase 200 anos de independência latino-americana, ausentando-se tal idéia dos debates políticos contemporâneos.

07)(UNESP Julho 08) “Os donos da terra e os grandes mercadores aumentaram suas fortunas, enquanto se ampliava a pobreza das massas populares oprimidas (...) A América Latina logo teve suas constituições burguesas, muito envernizadas pelo liberalismo (...) As burguesias dessas terras nasceram como simples instrumentos do capitalismo internacional”.  (Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina.)
A partir do texto, é possível afirmar:
a) as indústrias da América Latina independente tornaram-se competitivas em relação às britânicas no mercado internacional.
b) a América Latina independente caracterizou-se pela igualdade, pelas leis autoritárias e pelo desenvolvimento nacional autônomo.
c) os Estados nacionais independentes criaram leis baseadas nos princípios democráticos e na autonomia econômica em relação ao capital externo.
d) na América Latina, a independência preservou a economia colonial dependente do mercado externo e aprofundou as desigualdades sociais.
e) as burguesias latino-americanas lutaram pela sua autonomia política e econômica em relação ao capital internacional.

08)(FUVEST 08) “No Chile, a lei não serve para outra coisa a não ser produzir a anarquia e a ausência de sanções [...] Se eu, por exemplo, prendo um indivíduo que sei que está tramando uma conspiração [contra o governo], violo a lei. Maldita lei então que não deixa o braço do governo proceder livremente no momento oportuno. [...] De minha parte, sei dizer que, com lei ou sem ela, essa senhora que chamam de Constituição tem que ser violada quando as circunstâncias são extremas.”    (Carta de Diego Portales, ministro chileno, em 1834.)
Nesse texto, Portales está defendendo uma visão
a) liberal, que privilegia o respeito às leis e à justiça.
b) aristocrática, que valoriza o regime monárquico.
c) federalista, que salvaguarda os interesses das províncias.
d) elitista, que defende os direitos do indivíduo.
e) autoritária, que garante a ordem acima de tudo.

09)(FUVEST 05) Qual das afirmações seguintes, sobre o regime republicano de governo, é verdadeira?
a) Na Europa, por volta de 1900, era o regime político da maioria dos países.
b) O Brasil adotou esse regime político por intervenção direta dos demais países da América Espanhola.
c) Os Estados Unidos e o Canadá adotaram simultaneamente o regime referido.
d) Como regime político, apareceu no mundo ocidental, pela primeira vez, no século XVIII.
e) As ex-colônias espanholas da América adotaram tal regime político antes de sua ex-metrópole. 
DOUTRINAS SOCIAIS
 
01)(FATEC 07) A reação operária aos efeitos da Revolução Industrial fez surgirem críticos ao progresso industrial, os quais propunham reformulações sociais e a construção de um mundo mais justo – os teóricos socialistas. Sabe-se que
a) Pierre Joseph Proudhon propunha a formação de uma sociedade em que não haveria ociosos nem a exploração do homem pelo homem.
b) Robert Owen tornou-se o líder do anarquismo terrorista ao apontar a violência como a única forma de alcançar uma sociedade sem Estado e sem desigualdade.
c) Friederich Engels acreditava ser possível reorganizar a sociedade com a criação dos falanstérios, fazendas coletivistas agroindustriais.
d) Charles Fourier implantou na Escócia uma comunidade de alto padrão e de igualdade absoluta; contudo, suas críticas à propriedade e à religião o forçaram a abandonar a Grã-Bretanha.
e) Karl Marx considerava inevitável a ação política do operariado, a Revolução Socialista, que inauguraria a construção de uma nova sociedade.

02)(FUVEST 02) “A pátria, velha superstição que serve tão bem para manter os exércitos sanguinários e as polpudas negociatas;a religião, secular mentira que faz do homem um instrumento servil dos padres e dos ricos; a propriedade, instituição baseada na violência, na astúcia e que se faz passar por originariamente divina e eterna, enquanto não passa de um mero fruto do roubo”.     (Luigi Molinari,por volta de 1900.)
O texto expressa idéias filiadas ao:
a) sindicalismo.   
b) chauvinismo. 
c) evolucionismo.
d) anarquismo.  
e) positivismo.      

03)(FGV 10) “(…) a luta contra o capitalismo e a burguesia é inseparável da luta contra o Estado. Acabar com a classe que detém os meios de produção sem liquidar ao mesmo tempo com o Estado é deixar aberto o caminho para a reconstrução da sociedade de classes e para um novo tipo de exploração social”.  (Angel J. Capelletti, apud Adhemar Marques et alli, História contemporânea através de textos)
O fragmento define parte do ideário
a) liberal.         
b) anarquista. 
c) corporativista. 
d) socialista cristão.  
e) marxista-leninista.

04)(FGV 96) “De cada um, segundo sua capacidade”. Este lema marca a proposta da sociedade:
a) Dos "falantérios", na concepção do socialista francês Charles Fourier.
b) Social-democrata, segundo o modelo sueco e norueguês.
c) Comunista, na visão de Karl Marx e Friedrich Engels.
d) Nacional-socialista, segundo Hitler em "Mein Kampr".
e) Socialista utópica, defendida por Hitler, loseph Prodhon na obra "Idéia Geral da Revolução no Século XIX".

05)(UNIMONTES 09) Socialistas e anarquistas se diferenciam, entre outras razões, porque
a) os primeiros eram os únicos a acreditar na chamada ação direta.
b) os anarquistas recusavam ações revolucionários de cunho violento.
c) os primeiros defendiam a manutenção do Estado após a chegada ao poder.
d) os anarquistas eram teístas, enquanto os socialistas condenavam a religião.

06)(PUCAMP 10) Dentre as reações dos trabalhadores ingleses às conseqüências da Revolução Industrial, destacam-se
a) movimentos operários de massa que, por meio de sindicatos organizados, empreenderam greves pacíficas a fim de obter melhorias salariais e reverter a mecanização do setor têxtil.
b) ações armadas do chamado movimento ludista, de orientação socialista e de caráter militarizado, que lutava contra o despotismo esclarecido vigente na monarquia inglesa.
c) rebeliões camponesas em defesa das manufaturas domésticas e das pequenas propriedades que haviam sido abolidas com a decretação do Reform Act e com a execução dos cercamentos.
d) manifestações de trabalhadores e intelectuais em defesa da democracia parlamentar e da igualdade social, que clamavam pela revogação do documento conhecido como Carta do Povo.
e) formas violentas de protesto contra a exploração empreendida pela burguesia industrial, como a destruição de máquinas, colheitas e minas, por trabalhadores urbanos e rurais.

Nenhum comentário: