segunda-feira, 16 de abril de 2012

DICA DE LIVRO

Como prometido, vai uma sugestão de livro muito bacana, fácil e gostoso de ler: A VIAGEM DO DESCOBRIMENTO - A Verdadeira História da Expedição de Cabral, de Eduardo Bueno, Coleção Terrras Brasils.
Como o próprio título sugere, trata-se de uma análise do jornalista Eduardo Bueno,  sobre essa expedição que é considerada o marco inicial do Brasil "civilizado".

Vou reproduzir um pequeno texto, no qual é retratada a comida a bordo de uma nau ou caravela no período:

"A base da alimentação a bordo era um biscoito duro e salgado 'via de regra todo podre das baratas e com bolor mui fedorento'. Tais biscoitos, cuja fabricação se confunde com a própria história da navegação, eram assados em fornos reais, como o do vale de Zebro, em Lisboa, onde, entre 1505 e 1507, se produziram mais de mil toneladas (o equivalente a 2,5 milhões de rações diárias)".
"... Cada homem a bordo tinha direito a uma canada (1,4 litro) diária de vinho. A água, para beber e cozinhar, também era fornecida à razão de uma canada por dia. Armazenada em tonéis de madeira pouco apropriados, cheirava sempre muito mal por causa do ciclo natural da reações químicas. Infecções e diarreias eram muito comuns".

Nenhum comentário: